Seminário Internacional encerra discussões nessa sexta-feira (25)

25 de setembro de 2009 - 09:54

O Hotel Holliday Inn, na Praia de Iracema, Fortaleza, recebe hoje os integrantes da comissão técnica do “Seminário Internacional sobre Programas de Identificação de Talentos e Modernização do Sistema Esportivo” para reunião de sistematização, onde será realizada uma síntese das discussões e recomendações técnicas para a modernização de federações e formulação de técnicos e árbitros voltados para o desenvolvimento da participação e revelação de jovens atletas.

Realizado pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), em parceria com o Ministério do Esporte Britânico (UK Sport), o evento contou com a presença de representantes do Governo Federal, Unicef, Conselho Britânico e do Centro de Excelência Esportiva (Cenesp), além de presidentes de federações, professores universitários e profissionais de educação física.

Ontem, cerca de 120 pessoas se reuniram durante todo o dia de no auditório Blanchard Girão da Sesporte. Em meio às temáticas abordadas, o gerente nacional dos Programas da UK Sport, Eduardo Santos, apresentou ainda as iniciativas já iniciadas nos estados brasileiros. Entre os destaques, ele ressaltou o desenvolvimento cearense no triathlon, explicando a importância de iniciativas esportivas para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. “Projetos que conseguem aliar esporte a outros setores, como a saúde, por exemplo, precisam ser mais visualizados pela sociedade”, pontuou.

Marília Matos, coordenadora oficial dos Projetos do Conselho Britânico, destacou o valor que o Brasil pode ter na capacitação. “A esperança é que o desenvolvimento de tutores brasileiros capacitados a ensinar nossos métodos possa capacitar outras pessoas no País e, até mesmo, no mundo”, disse. A coordenadora acrescentou ainda que o mais importante é que hoje não há mais a necessidade de vir alguém do Reino Unido para capacitar professores, o que faz com que o desenvolvimento esportivo-social fique dependendo apenas da iniciativa brasileira.

Outro ponto central das palestras foi apresentado por Norman Brook, diretor da Brook Sports & Leisure, Consultor Sênior da Uk Sport e ex-presidente da Federação Britânica de Triathlon. Para Brook, a identificação e desenvolvimento de talentos no esporte se inserem em todo o contexto técnico, já que o envolvimento torna-se mais massificado frente a alguém de sucesso.

O diretor acrescentou que o mais importante não é apenas a aptidão, mas é o que vem depois disso: constatação de um talento, excelência esportiva e auto-realização da genialidade. “Talento é a constatação de um potencial. O que eu acho mais importante é a confirmação de um talento – nesse momento devemos partir para o desenvolvimento de habilidades”, explicou.

Os compromissos firmados visam uma integração entre o Reino Unido e o Brasil em uma união de esforços para apresentar o esporte como um facilitador no processo ao abranger toda a base e envolver crianças e adolescentes em todos os lugares. O Seminário também contribui com subsídios técnicos para o desenvolvimento de programas que atendam tanto ao incentivo da participação de crianças e adolescentes no esporte ao longo de toda a vida quanto à revelação de futuros atletas.

Inspiração Internacional

Hoje, a UK Sport atua no Estado através do Programa Inspiração Internacional realizado junto às modalidades do triathlon e atletismo cearense, dentro de ações que têm participado do programa Inspiração Internacional. No Brasil, outras experiências ocorrem desde 2007 nos estados de Alagoas e Pernambuco. Entre as modalidades envolvidas estão também basquete em cadeira de rodas e a vela. A ação promovida pelo governo britânico tem inspiração nas Olimpíadas de 2012, que pretende utilizar a força do esporte para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens em países em desenvolvimento.

O Inspiração Internacional é o resultado da união entre as organizações especializadas em esporte, desenvolvimento e educação – British Council, Unicef e UK Sport. A iniciativa tem como principal objetivo apresentar a última palavra em programas de identificação e desenvolvimento de talentos e suas articulações com o sistema esportivo e educacional.

Para concretizar os objetivos de inclusão social através do esporte, o Inspiração Internacional atua por meio de grupos de trabalho. Eles devem concentrar representantes de diferentes segmentos – organizações não-governamentais, escolas, confederações e federações esportivas e órgãos do governo. Os grupos organizam eventos, difundem os conceitos de esporte e cidadania, realizam reuniões com conselhos municipais para que se discutam políticas públicas de esporte e desenvolvem as atividades para todo o município.

Cada país-piloto é beneficiado por um conjunto de programas estabelecidos em comum acordo, nas seguintes três áreas – Educação física nas escolas e escolas parceiras (Conselho Britânico); desenvolvimento do esporte e excelência esportiva (UK Sport); e desenvolvimento social e humano através dos esportes (Unicef).

O Programa é apoiado pela Embaixada do Reino Unido (FCO), o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), a Fundação Olímpica Britânica (BOF) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (LOCOG).