Disputas no Judô das Olimpíadas Universitárias começam nessa quinta-feira, dia 20

20 de agosto de 2009 - 11:10

A competição de judô das Olimpíadas Universitárias JUBS 2009 começa nesta quinta-feira, dia 20, no tatame montado na Faculdade Nordeste (Fanor), em Fortaleza (CE). São cerca de 240 atletas que representarão os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. As lutas individuais serão nos dias 20 e 21 de agosto, sempre às 14h. Já a competição por equipes será no dia 22, às 10h.

Os judocas de São Paulo são os grandes favoritos, já que conquistaram dez medalhas de ouro nas Olimpíadas Universitárias de 2008, em Maceió. A hegemonia paulista é ameaçada principalmente pela Bahia, que venceu quatro categorias na edição passada, todas no feminino. Além dos baianos, novas forças como Brasília, Paraná e Rio de Janeiro prometem fazer desse ano o mais equilibrado das Olimpíadas Universitárias.

A grande esperança paulista é o judoca Charles Chibana, aluno de Educação Física da Universidade Paulista (UNIP – SP). O atleta participa de sua primeira Olimpíada Universitária e lutará na categoria meio-leve (até 66kg). Ele foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira principal em 2007. Charles foi vice-campeão do mundial por equipes no mesmo ano, em Pequim, e bronze no mundial individual de 2008, em Tóquio.

Apesar dos títulos, o lutador de 19 anos mostra humildade. ‘Todos os judocas são favoritos, estamos no mesmo nível. A competição servirá como um ótimo treino para a seleção brasileira e espero lutar bem’, comenta.

São Paulo ainda trouxe Rafael da Silva, da UNIP (SP), atual campeão universitário nas categorias pesado (+ 100kg) e absoluto (todos os pesos). Outros destaques são as judocas Lívia Patrícia, da Universidade Federal do Pará (UFPA – PA), e Maria Carolina, da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC – BA), que defendem o título nos pesos ligeiro (até 48kg) e médio (até 70 kg), respectivamente.

Para o Coordenador Geral da modalidade, José Cabral, o judô universitário está em constante evolução. ‘A cada ano cresce o número de participantes por causa do incentivo das faculdades. Com isso, o nível técnico aumenta e deixa a disputa mais interessante’, comenta Cabral. Para ele, esse crescimento contribui para elevar o nome dos judocas brasileiros no exterior. ‘O Brasil possui quatro ou cinco grupos de alto nível para disputar competições internacionais. O judô universitário é um grande fomento para a seleção brasileira’, completa o dirigente.

O judô terá uma participação importante na disputa do Troféu Eficiência, pois premia quatro atletas no pódio (duas medalhas de bronze). Já participaram dos antigos Jubs grandes judocas, como os medalhistas olímpicos Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Flávio Canto e Tiago Camilo.

A competição de judô nas Olimpíadas Universitárias JUBS 2009 usará as novas regras definidas pela Federação Internacional de Judô. A luta terá quatro minutos, ao invés de cinco, e o koka (pontuação mais baixa) foi extinto. Essas mudanças deixarão as lutas mais dinâmicas e equilibradas.

Com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte, as Olimpíadas Universitárias JUBS 2009 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Universitária do Ceará (FUCE).

 

Confira aqui a programação completa desta quinta-feira, dia 20

 

Mais informações:

http://www.olimpiadasuniversitarias.org.br