Fortaleza recebe as Olimpíadas Universitárias, seletiva para a Universíade

19 de agosto de 2009 - 12:42

Com o objetivo de resgatar o valor e a importância das competições universitárias e promover a prática do esporte de competição nas universidades públicas e privadas do País,  as Olimpíadas Universitárias 2009 são realizadas no período de 15 e 23 de agosto, em Fortaleza (CE).  No total, são esperados  mais de 3.400 participantes dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal. As Olimpíadas Universitárias na capital cearense servirão como seletiva para a Universíade.

A quinta edição das Olimpíadas Universitárias, chega a Fortaleza como integrante do novo ciclo olímpico promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). ‘Fortaleza está totalmente capacitada para receber qualquer evento esportivo’, relata Edgar Hubner, gerente geral de Iniciação, Fomento e Eventos do COB.

Atletas universitários entre 18 e 28 anos de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) irão competiram em oito modalidades do programa (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez).

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e a Secretaria do Turismo do Turismo (Setur) formularam a candidatura de Fortaleza em outubro de 2008 ao COB. Dentre outras ações, uma comissão do COB e da CBDU esteve na Capital cearense para visitas às instalações esportivas e para análise do projeto da candidatura. ‘A cidade possui uma ótima estrutura hoteleira e disponibilizou todas as condições para oferecermos os melhores serviços para os participantes’, cita Edgar Hubner, do COB.

As principais metas do Governo do Estado em trazer a competição para Fortaleza é incentivar a importância das competições estudantis no Brasil, promover a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável, aquecer o turismo e a rede hoteleira, e abrir espaço para os novos talentos, fator fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento.

MAIS INFORMAÇÕES:
www.olimpiadasuniversitarias.org.br

Programação Completa

Realização e organização: COB
Co-realização: Ministério do Esporte e Organizações Globo
Direção Técnica: Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)
Apoio: Governo do Estado do Ceará, Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e Federação Universitária