Skate conquista o Ceará

31 de julho de 2009 - 23:19

Sobral volta a sediar campeonato brasileiro de Skate e outros 20 municípios ganham pistas em todo o Estado

O momento não poderia ser melhor para o skate cearense. Em meio à expectativa pelo início do 6º Jogos de Ação em Sobral, de 21 a 23 de agosto, que reúne os melhores skatistas nacionais na 2ª etapa do Brasileiro de Street Profissional e no Best Trick, além da I Copa Sobral, o Governo do Estado do Ceará, através da  Secretaria de Esportes, anuncia a construção de 20 pistas de skate em outros 20 municípios em todo o Estado.

Sobral é hoje referência nacional do skate por sediar uma etapa do Brasileiro desde 2004 e, no Ceará, se destaca por ser a primeira cidade do Estado a dispor de uma pista profissional atestada tecnicamente pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Essa iniciativa mudou de forma positiva a realidade da cidade, um exemplo que será ampliado para outras cidades do Ceará.

O Secretário de Esportes do Ceará, Ferruccio Feitosa, ressalta a importância social do skate: “Utilizamos o esporte como ferramenta de inclusão social e de melhoria na qualidade de vida. O skate, por exemplo, é altamente educativo por desenvolver aspectos positivos ao corpo e à mente, tais como equilíbrio e coordenação motora, além de estimular criatividade, velocidade, concentração, disciplina e autoconfiança”.

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em julho de 2006, constatou que já são mais de 3 milhões praticantes de skate no Brasil. Os números apontam que, no Ceará, são mais de 55.000 skatistas, mais da metade deles no interior do estado. O estudo ainda aponta que os praticantes de skate são formados, em sua maioria, por jovens entre 15 e 25 anos. Quanto à classe social, 10% pertencem a Classe A, 33% a Classe B, 25% a Classe C e 11% as Classes D e E.

Para Marcelo Santos, presidente da CBSK, estes dados revelam a importância e democracia do skate em todo o território cearense e em todas as classes sociais. Ele ressalta ainda a importância da primeira pista construída em Sobral: “Graças à construção desta pista, o Skate no Ceará foi alavancado devido ao fomento do intercâmbio entre esportistas profissionais e amadores dediferentes lugares que vieram ao Estado”. Sobre a ação atual do Estado, Marcelo é enfático: “numa excelente iniciativa, as 20 pistas construídas com a qualidade reconhecida pela CBSk vão gerar novos bons valores para o esporte cearense”.

A ação do Governo, unida à importância e à história dos Jogos de Ação em Sobral, vem revelando a vocação para a prática do esporte em território cearense. É com ações e eventos como este que o Estado deve atingir o posto de 2º maior pólo do skate no País. Os 20 novos e modernos equipamentos irão possibilitar as arrojadas manobras das modalidades Street (com obstáculos que simulam bancos, corrimãos, muretas, escadas, rampas na entrada de garagens, buracos, barrancos e paredes) e Banks, que consiste em uma pista com formatos similar a uma piscina, porém, com as paredes curvas e arredondadas.

Assim como a Copa Sobral, que faz parte dos Jogos de Ação 2009 e servirá como vitrine para os novos talentos amadores locais, as pistas também terão papel social importante por possibilitar o desenvolvimento de futuros profissionais do esporte nas demais cidades do Estado.  O “Jogos de Ação 2009” chega à sua 6ª edição e reúne a 2ª Etapa do Brasileiro de Street Skate Profissional 2009, com os melhores atletas nacionais, e a Copa Sobral, que promete revelar novos talentos, além da prova Best Trick, que premia a melhor manobra executada em espaço e tempo pré-determinados.

O evento é  uma realização da T’ai Eventos, com patrocínio da Prefeitura  Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude, e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, da Converse e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte. A organização técnica é da Federação Estadual de Skate do Ceará – FESk e da Confederação Brasileira de Skate – CBSk.

Fonte: Divulga Ação