Castelão abre temporada de visitação guiada ao estádio

20 de julho de 2009 - 22:22

“””Projeto Escola, Viva o Castelão”” teve largada nesta quinta (16); saiba como inscrever a sua escola pública.”

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), iniciou nesta quinta-feira (16), das 9h às 11h, o 'Projeto Escola, Viva o Castelão', de visitação guiada de estudantes de escolas públicas ao palco cearense para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Na ocasião, o 'Projeto Escola, Viva o Castelão' recebe, todas as quintas-feiras, 40 alunos no estádio Plácido Aderaldo Castelo visando conscientizar os futuros torcedores para a importância da realização da Copa em Fortaleza, bem como enraizar a cultura de paz e a conservação, o zelo e a preservação do patrimônio público. 'Com o projeto, podemos interagir com os futuros torcedores do maior equipamento esportivo do Estado e um dos maiores do Brasil, que será palco de uma Copa do Mundo em 2014, no cultivo da paz nos estádios e na preservação do bem público. Percebemos bem nos brilhos dos olhos e nos sorrisos dessas crianças, o quanto este contato, este momento no estádio é importante', relata Ferruccio Feitosa, na abertura da visitação.

A visitação guiada é pontual às quintas-feiras no Castelão e realizada no contraturno escolar dos estudantes. Dessa forma, a programação tem horários alternados, ou seja, se ocorrer das 9h às 11h, na próxima semana será realizada das 14h às 16h. Até dezembro deste ano, a Secretaria do Esporte estadual espera receber 950 alunos.

Entre várias atividades educacionais, a visitação conta com a animação garantida nas disputas de prêmios e competições de embaixadinhas, cobranças de penâltis e diversas práticas esportivas como o futebol de “travinhas”, o voleibol, o mini-tênis e o atletismo. Acompanhados por professores de Educação Física e coordenadores esportivos, os alunos têm a chance de participar das brincadeiras no mesmo campo em que seus grandes ídolos do futebol disputam suas partidas.

ITINERÁRIO NO ESTÁDIO – A visitação ao Castelão se iniciou com um visita à fachada exterior do Estádio Plácido Aderaldo Castelo. Acompanhados por professores e representantes da Seduc e da Sesporte, os alunos assistiram a vídeos e palestras sobre a preservação de bens públicos e a preparação para a Copa do Mundo Fifa 2014 no auditório interno da Secretaria do Esporte. Depois de algumas brincadeiras e diversão, os meninos partiram para o interior do estádio, visitando os vestiários usados por seus ídolos.

Em seguida foi o momento mais esperado: o primeiro contato com o campo do Castelão. Com uma pequena estrutura montada, os alunos puderam aproveitar as brincadeiras e se divertir no contato com esse novo espaço, que a maioria nunca tinha tido acesso. Depois da brincadeira, todos os alunos podem recuperar as energias com o lanche servido dentro do estádio.

CONCURSO DE REDAÇÃO – Ao final, os 40 alunos têm a oportunidade de produzir uma redação com os seguintes temas: 'A importância de preservar o Castelão' e 'A expectativa para a Copa'. Uma comissão avaliadora formada por membros da Seduc e da Sesporte aponta as melhores redações, que serão premiadas.

12 vencedores de cada mês do concurso de redação viverão um dia de torcedor VIP com o time do coração do Estado no Castelão. No dia da partida, assistirão ao jogo nos camarotes do 'Gigante da Boa Vista', acompanhados de professores em sua área exclusiva, contando com todo o conforto.

Nas redações, destaque para a emoção dos alunos que pisaram pela primeira vez no gramado do estádio. Tamanho é a vontade de se sentir no campo que inúmeros dos jovens tiraram seus calçados para sentir a grama verde do Castelão sob seus pés. Alguns alunos, inclusive, destacaram o dia como um dos mais felizes de toda a vida.

VISITAÇÃO SEGUE EM 2010 – O 'Projeto Escola, Viva o Castelão' está dividido em duas fases. Até dezembro deste ano, será executado com alunos da 9ª Série do Ensino Fundamental nas quintas-feiras em turnos alternados, ou seja, uma semana ocorre de manhã, na seguinte à tarde. Na segunda fase, a partir de 2010, o público-alvo será formado por alunos do Ensino Médio.

Integrante à programação sócio-pedagógica do projeto, os alunos visitantes ao estádio irão trabalhar nas escolas temas transversais ligados aos países sedes de Copa do Mundo – envolvendo línguas, história, geografia, etc, assim como noções de cidadania e solidariedade.

COMO AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PODEM SE INSCREVER:
Daniel Rocha – Coordenador de Projeto da Superintendência de Fortaleza da Seduc
(85) 3101-7861
E-mail:
danielvr@seduc.ce.gov.br