VI Jogos indígenas do Ceará seguem até domingo (12)

13 de julho de 2009 - 10:25

Triathlon revezado, canoagem, futebol, arco e flecha e arremesso de lança completam a programação do evento.

Pacatuba. Prosseguem até domingo (12) os Jogos dos Povos Indígenas do Ceará com 17 etnias no estádio municipal Alberto Sobrinho – Betão, e no Açude do Piripau, com provas de corrida de tora, arremesso de lança, arço e flecha, queda de braço, cabo de guerra, canoagem, triathlon revezado e futebol. As 17 etnias presentes estão localizadas em 13 municípios do Estado. Ao todo, mais de 700 índios promom o congraçamento entre os povos indígenas do Estado. “Nós nos sentimos acolhidos por todos em Pacatuba. Sem qualquer diferença. E quero que vocês se sintam à vontade também”, destacou a representante dos Índios Pitaguarys, Ana Célia.

Anualmente, as etnias do Estado fomentam o resgate, a proteção e o incentivo às identidades culturais e manifestações esportivas de criação indígena nos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), e, este ano, com apoio da Prefeitura de Pacatuba.

‘Os jogos permitem a integração e a promoção dos povos indígenas, que expressam na competição a riqueza e a variedade de suas tradições, costumes, expressões corporais, entre outros valores’, revela o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, citando o Art. 217, inciso IV, da Constituição Federal, que preceitua a promoção do encontro e do intercâmbio esportivo-cultural entre os diferentes povos indígenas. “Estou arrepiada. Esse é um momento de confraternização, no qual a gente se reúne e se abraça. E mais que uma competição, é mais uma festa. A gente torce não só pela nossa etnia, mas pelas outras também”, conclui Ana.

Na sabedoria milenar, a cultura indígena valoriza a celebração em cantos e manifestações de amor à vida e à natureza. Com os Jogos dos Povos Indígenas, nasce um novo conceito de fazer, conhecer e estabelecer uma relação de igualdade com as etnias no Ceará: os jogos como possibilidade de os povos indígenas observarem como os outros mantêm a cultura tradicional e buscarem fazer o mesmo. ‘Somente o esporte possibilita, amplamente, o momento de respeito às diferenças e de promover a diversidade’, completa Ferruccio.

Para a sexta edição do evento, os índios Tapeba, de Caucaia, chegam com a maior delegação esportiva com 100 atletas e defendem o bicampeonato geral da competição. No ano passado, em Monsenhor Tabosa, ganharam quatro dos 13 troféus disputados no triathlon revezado (fem/masc), arremesso de lança (fem) e futebol (fem). Os Pitaguary de Pacatuba asseguraram o segundo lugar com vitórias nos Arco e Flecha e Cabo de Guerra. ‘Os jogos são uma oportunidade de fortalecer as tradições, de dar visibilidade à cultura indígena’, afirma Kelanny Oliveira, coordenadora do Projeto Protagonismo Indígena do CDPDH.

Além dos Tapeba e Pitaguary de Pacatuba, estão confirmados na competição: os Anacé, de Caucaia; os Potiguara, Gavião e Tabajara, de Monsenhor Tabosa; os Jenipapo-Kanindé, de Aquiraz; os Kalabaça e Potiguara, de Cratéus; os Kalabaça e Tabajara, de Poranga; os Kanindé, de Aratuba e Canindé; os Pitaguary, de Maracanaú; os Potiguara, de Novo Oriente e de Tamboril; os Tabajara, de Quiterianópolis; e os Tremembé de Almofala, de Itarema.

SERVIÇO:
VI Jogos dos Povos Indígenas