Copa do Mundo é debatida durante XI Fórum dos Governadores do Nordeste

10 de julho de 2009 - 17:50

No encontro, Cid Gomes apresentou o Plano de Investimentos do Ceará para a Copa 2014.

O governador Cid Gomes participou nesta sexta-feira (10), em João Pessoa (PB), do XI Fórum dos Governadores do Nordeste e da 6a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene.

A primeira reunião dos governadores do Nordeste após o anúncio das subsedes da Copa do Mundo no Brasil teve como pauta principal a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Durante o encontro, foram discutidos com os ministros do Esporte, Turismo e Cultura os incentivos para a realização do Mundial nas quatro capitais confirmadas – Fortaleza, Recife, Salvador e Natal, assim como para as demais nordestinas que ficaram de fora.

Para o governador Cid Gomes, é necessário que o Governo Federal agilize os processos de desenvolvimento de financiamento para as subsedes, para que não ocorram atrasos. Cid também solicitou que seja organizada com rapidez uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 'É preciso também que exista uma partilha igual dos recursos para todas as subsedes, não priorizando umas em detrimento de outras', afirmou.

Na avlaição do governador, o evento será positivo para o Nordeste, que poderá mostrar que tem condições de sediar grandes eventos. Cid Gomes apresentou ainda o plano de investimentos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que foi concebido junto com a Prefeitura de Fortaleza. O Ceará é o primeiro Estado a apresentar o plano. 'O próprio ministro Orlando Silva citou Fortaleza como exemplo, por já ter apresentado o plano de investimentos', disse o secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa.

Os secretários do Esporte, Ferruccio Feitosa, e do Turismo, Bismarck Maia, também estiveram no Fórum dos Governadores e sugeriram que fosse criada uma comissão nacional de acompanhamento das obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014. Essa seria uma maneira para evitar atrasos e cumprir o cronograma, evitando os contratempos que estão acontecendo na organização da Copa do próximo ano, na África do Sul. 'Foi unânime a necessidade de melhorar a malha aeroviária regional', citou Ferruccio.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, comemorou o fato de quatro subsedes da Copa estarem na região Nordeste. 'Está muito claro que a Copa do Mundo é mais do que um evento esportivo. A Copa do Mundo contribui para o desenvolvimento do País', afirmou. Segundo Orlando Silva, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte contam com todo o apoio do Governo Federal para conseguirem adaptar suas capitais para o recebimento da Copa.

Já o ministro do Turismo, Luiz Barretto, destacou aos governadores do Nordeste o bom andamento do Prodetur. Segundo ele, mais investimentos estão sendo feitos nesta área, o que possibilitará aos estados se capacitarem cada vez mais para receber turistas de todo o mundo. O ministro também destacou o Ceará, como sendo o Estado brasileiro que conta com o maior volume de recursos contratados com o Prodetur: US$ 150 milhões. Barreto também anunciou que o ministério está trabalhando para o desenvolvimento de uma linha do Prodetur para as cidades que serão subsede da Copa de 2014. 'Esses recursos contribuirão muito para que os municípios e os estados desenvolvam de melhor forma seus projetos', disse.

Na área da Cultura, o ministro Juca Ferreira mostrou-se favorável a uma proposta dos governadores em destinar 30% dos recursos de sua pasta para os estados do Nordeste. O ministro também disse que avaliará a possibilidade de destinar cerca de 50% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura para os Fundos Estaduais de Cultura. Segundo Ferreira, essas ações podem reduzir as desigualdades gerada pela Lei Rouanet, que destina apenas 20% dos recursos para políticas públicas culturais e 80% para incentivos fiscais. Para o governador Cid Gomes, 'este primeiro passo de mudanças na aplicação dos recursos da Cultura é importante para mudar um histórico de favorecimento daqueles que já têm muito'.