Campeãs do Handebol em ritmo final de treinamento

30 de junho de 2009 - 14:43

Meninas buscam o tri das Olimpíadas Escolares do Ceará; 8 atletas são apoiadas com a Bolsa Esporte.

Atuais bicampeãs das Olimpíadas Escolares do Ceará, as meninas da escola de ensino público Anísio Teixeira, da Grande Messejana, correm ainda mais para estar 100% na disputa da edição dos jogos deste ano. As “papa-títulos” do handebol cearense se preparam para a fase estadual das Olimpíadas, que começam dia 29 de julho na Capital cearense.

O currículo das campeãs é extenso. Só em 2008, elas conquistaram o título das Olimpíadas Escolares Nacionais de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG), e foram vice-campeãs da Copa Nordeste Infantil, em Campina Grande (PB).

Esse ano, o destaque é o título Norte-Nordeste da Copa Recife (PE) no mês passado, além da conquista da fase municipal das Olimpíadas Escolares. “Minha vida mudou muito com o handebol. Minha relação com a família, minha relação com os amigos”, disse Vanessa Abreu, praticante de handebol há cinco anos.

8 das 10 atletas do time principal são apoiadas com a Bolsa Esporte

A qualidade das meninas é tanta, que até a Seleção Brasileira de Handebol já está de olho. Vaniele Abreu, Patrícia Lima e Natália Castro foram pré-convocadas para a seleção da categoria e se apresentam em julho à Seleção em Blumenau (SC). Além disso, no total, oito  (Samara, Patrícia, Vaniele, Natália, Roselice, Marília, Bruna e Elizânia) das 10 atletas do time recebem apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) através do Bolsa Esporte.

O esporte mudou a vida das meninas, que podem além de ter uma chance de prática esportiva no bairro Parque Itamaraty, na Grande Messejana, ter uma verdadeira chance de seguir a vitoriosa carreira. “As meninas tiveram a chance de conhecer outros Estados e com 14 anos já conheceram sete, oito estados. Normalmente, elas não conseguiriam, mas o handebol deu a chance”, conta Fabiano Lima, coordenador do projeto, professor e mentor das meninas.