Projeto da Copa 2014 é apresentado no Café com Debate no Cambeba

29 de junho de 2009 - 14:16

Secretário Ferruccio Feitosa deu detalhes dos investimentos de R$ 9,4 bilhões para o Mundial.

Gestores e servidores de órgãos públicos estaduais conheceram, em detalhes, na manhã desta sexta-feira (26), no Centro Administrativo do Cambeba, o projeto que credenciou Fortaleza a uma das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A apresentação foi feita pelo secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, durante palestra de mais de uma hora, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), dentro da programação do Café com Debate, iniciativa da Seplag em parceria com o Conselho Regional de Economia – Corecon/Ceará.

Fortaleza foi a 1ª cidade a entregar plano à Casa Civil e ao Ministério do Esporte

A apresentação do projeto foi feita com base em sete eixos (estádios, segurança, meio ambiente e saneamento básico, transporte e trânsito, saúde, energia, telecomunicações e turismo). Antes de abrir o projeto, Ferruccio Feitosa fez questão de informar que Fortaleza foi a primeira cidade subsede da Copa de 2014 a entregar o plano de investimentos à Casa Civil da Presidência da República e ao Ministério do Esporte. Depois enalteceu a importância do evento, que deverá ser um vetor de transformação para Fortaleza. “Trata-se de um evento midiático de escala global com ampla divulgação. É a oportunidade de mostrar o Ceará, sua gente, costumes, culinária e o jeito de viver”, afirmou Ferruccio Feitosa.

O secretário do Esporte deu ênfase às melhorias de infraestrutura e a revitalização da área urbana. “Vamos fazer em cinco anos o que pensávamos em executar em 30 ou 40 anos”. São obras como a duplicação do Anel Viário, duplicação do Aeroporto Pinto Martins e ampliação da pista de pouso, implantação do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe, conclusão da Ponte do Rio Cocó, implantação do Aeroporto do Aracati e construção do Hospital de Emergência da Avenida Perimetral, entre outros.

Castelão será o primeiro do estádio do mundo com ‘energia limpa’

Na área do turismo, Ferruccio citou investimentos como a construção do Centro de Eventos e do Aquário, além da requalificação do Centro Cultural Dragão do Mar e a conclusão da Vila do Mar. “O nosso litoral é realmente muito bonito, mas não podemos pensar em oferecer aos turistas apenas a belezas de nossas praias”.

O secretário revelou que o Castelão será o primeiro estádio do mundo a contar com energia limpa a partir da implantação de duas turbinas eólicas. O projeto do Castelão da Copa 2014 trará como novidades um estádio com cobertura para 100% dos torcedores, 72 camarotes, 32 novas lanchonetes e dois grandes restaurantes. O estádio fará parte de um complexo que incluirá ainda cinema, edifício garagem para 4.200 carros e centro comercial.

Vale destacar ainda o impulso no setor de turismo e a geração de emprego, o que exigirá qualificação profissional. Ferruccio informou que nas duas últimas copas mais de 120 mil novas vagas empregos foram criadas. No final, o secretário revelou que o projeto total representa investimentos da ordem de R$ 9,4 bilhões, dos quais 63% referem-se a transporte e trânsito. Do total, o Estado já tem captados R$ 5,8 bilhões, o que representa 61,81% do total. O restante, segundo Ferruccio, será solicitado pelo governador Cid Gomes e prefeita Luizianne Lins, durante audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.