Natação e basquete nesta sexta (26) nos Jogos Paraolímpicos

26 de junho de 2009 - 16:49

452 paratletas com deficiências física, intelectual, visual e auditiva irão competir em 7 modalidades na Unifor.

O momento máximo do paradesportismo cearense continua nesta sexta-feira (26) nos Jogos Paraolímpicos do Ceará, na Universidade de Fortaleza (Unifor), com as provas de natação para paratletas com deficiências auditiva, intelectual, visual e física, das 8 horas às 13 horas, e com o basquete em cadeiras de rodas às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo.

Desde quarta-feira última, 452 paratletas competem em sete modalidades: atletismo, basquete, futsal, natação, tênis de mesa, taekwondo e xadrez. Os Jogos Paraolímpicos do Ceará chegam este ano à sexta edição. ‘Mais do que competir, os atletas dão sinal de superação e melhoram suas condições físicas e psicológicas através do esporte. Prova viva disso são os Jogos Paraolímpicos’, relata Ferruccio Feitosa, secretário do Esporte, em visita às competições.

Há 23 anos como atleta, o experiente e ex-recordista Brasileiro e Sul-Americano nos 100m e 200m, no atletismo, Humberto de Lima Henriques, 39 anos, transmite bem o que é o evento para alguns dos principiantes. ‘O negócio é tão mágico que, uma competição como essa que favorece o fomento de atletas,  os iniciantes ficam maravilhados. É como dizem: “bebeu dessa água, já era”. Nunca mais deixarão de competir’, afirma. Humberto de Lima, nesta quinta, para variar, voltou a manter a invencibilidade na competição, acumulando 18 medalhas nos 100m, 200m e 400m. ‘Nunca perdi nos Jogos Paraolímpicos e nem no Norte/Nordeste’, cita.

Outro campeão, Carlos Alberto Maciel, recordista brasileiro nos 100m com borboleta e 100m peito, era reconhecido pelos competidores e aproveitava a ocasião para passar um pouco da experiência no esporte. ‘Quebrar um recorde é mágico, mas depende muito de treinamento’, indica. Carlos Alberto, de Morada Nova, hoje mora e treina em Fortaleza. ‘O esporte salvou a minha vida e agora quero me formar em Educação Física’, afirma o paratleta, que perdeu um dos braços ainda adolescente enquanto ajudava o pai em uma máquina de arroz.

Logo após o encerramente dos VI Jogos Paraolímpicos, a organização formulará quadro de representação paraolímpica do Estado para competições nacionais. ‘Dentre tantas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol dos paratletas, os Jogos Paraolímpicos chegam para consagrar e revelar que, além de campeões no esporte, os atletas são campeões na vida pela lição de superação que dão à sociedade’, completa Ferruccio Feitosa.

PROGRAMAÇÃO
Local: Complexo Poliesportivo da Unifor

26 de Junho ( Sexta-feira)

Natação (auditivo/ intelectual/ visual/ físico)   
Horário:  8:00 às 13:00         
Local: Piscina

Basquete (Físico)
Horário: 20:00
Local: Quadra B

27 de Junho ( sábado):

Futsal (Visual)
Horário: 08:00 as 09:00
Local: Quadra C

Encerramento
Horário: 10:00
Entrega dos certificados e medalhas remanescentes
Local: Quadra C