“Copa 2014: CBF envia comunicado apontando “”qualidade técnica do projeto”” de Fortaleza”

16 de junho de 2009 - 18:09

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Ricardo Teixeira, enviou ao governador Cid Ferreira Gomes uma carta apontando 'a qualidade técnica do projeto apresentado pela cidade de Fortaleza'.

No comunicado, Ricardo Teixeira apontou ainda que 'os cearenses podem trazer uma contribuição fundamental para tornar a Copa 2014 a melhor de todos os tempos'.

No final da carta, ofertou disposição da CBF para discutir e desenvolver as melhores formas de dar cumprimento aos projetos de Fortaleza para a Copa de 2014.

Confira a íntegra do documento de 1º junho de 2009:

“Exmo. Sr.
Cid Gomes
Governador do Estado do Ceará
Fortaleza – CE

Senhor Governador,

Em nome do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, quero inicialmente registrar o nosso reconhecimento no que toca à qualidade técnica do projeto apresentado pela cidade de Fortaleza, no contexto da escolha para ser uma das sedes do evento. O empenho e a competência demonstrada por Fortaleza e por todas as candidatas certamente contribuiu para elevar a disputa ao mais alto nível.

Cabe também salientar o ambiente de absoluta isonomia em que transcorreu todo esse processo, fato evidenciado pelo clima de harmonia que caracterizou essa jornada, resultado da percepção clara dos agentes envolvidos quanto à condução técnica e imparcial da escolha das cidades-sedes.

Desde o primeiro momento, este Comitê Organizador definiu e cumpriu rigorosamente uma linha de atuação clara, oferecendo as informações necessárias a todos os interessados, compartilhando-as sempre de forma coletiva e pública.

Como se sabe, a indicação das cidades era prerrogativa exclusiva da Confederação Brasileira de Futebol. Ao indicar Fortaleza, a CBF demonstrou de forma objetiva o respeito e a admiração que temos pela cidade e por seu povo.

A escolha das cidades-sedes é uma atribuição do Comitê Executivo da FIFA, baseada exclusivamente na avaliação técnica da equipe de especialistas internacionais especialmente definida para esse mister, com base na experiência de mais de um século da Fifa de realizar a Copa do Mundo em todos os continentes.

Como é de conhecimento público, em 31 de maio último, durante seu Congresso Mundial, a FIFA anunciou as cidades selecionadas como sedes da Copa de 2014. Para grande júbilo dos cearenses, Fortaleza foi uma das anunciadas pelo Comitê Executivo daquela entidade internacional.

Quero parabenizar Vossa Excelência pela conquista, mas ao mesmo tempo cumpre-me lembrar que este é apenas um primeiro passo. A realização de uma Copa numa cidade é algo que impõe uma enorme responsabilidade para todos os envolvidos, especialmente no que tange ao cumprimento das garantias e prazos apresentados.

Nesse sentido, quero me colocar à disposição de Vossa Excelência para discutir e desenvolver as melhores formas de dar cumprimento aos projetos de Fortaleza para a Copa de 2014.

Entendo que os cearenses podem trazer uma contribuição fundamental para tornar a Copa de 2014 a melhor de todos os tempos.

Atenciosamente,

Ricardo Teixeira
Presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014”