Triatleta cearense é campeã do Iron Man em Florianópolis e garante vaga para final no Havaí

2 de junho de 2009 - 22:56

Após ganhar destaque nacional como a primeira representante do Norte-Nordeste em um Pan-Americano, a cearense Hedla Lopes entra mais uma vez para a história. No domingo (31), a triatleta sagrou-se campeã do Iron Man disputado em Florianópolis (SC) e agora será a primeira representante do Norte-Nordeste na prova mais radical do triathlon mundial: a final do Iron Man Mundial, na baía de Kona, no Havaí (EUA).

O resultado é fruto de muitos treinamentos específicos em sete anos de triathlon e acompanhamento profissional com preparador físico, técnico e massagista. “O maior rival na prova é você mesmo. É importante ter paciência para uma prova tão longa e acordar em um bom dia. No domingo, acordei com todos os requisitos”, contou a bolsista de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

Segundo Hedla, apesar do calor e de fortes adversárias de países como Estados Unidos, Chile e Austrália, a triatleta estabeleceu-se superior, terminando a prova em 10 horas e 57 minutos na categoria 49-54 anos. A chilena Patrícia Lusia Planella Ferrer chegou em segundo, mais de uma hora depois de Hedla. “Não deu para ninguém. Graças a Deus”, disse.

Os desafios agora são ainda maiores. No próximo dia 10 de outubro, Hedla disputa a Iron Man Mundial no Havaí e duas semanas depois luta pelo título no Mundial de Triathlon de Longa Distância, em Perth (Austrália).