Abertas inscrições para a 6ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará

27 de maio de 2009 - 20:42

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), realizará, em Pacatuba, o VI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, no período de 9 a 12 de julho deste ano. Mais de 500 índios devem participar da competição.

As inscrições para as etnias participantes podem ser realizadas de 23 de maio a 15 de junho, na sede da Secretaria do Esporte localizada no estádio Castelão.

Anualmente, etnias do Estado fomentam o resgate, a proteção e o incentivo às identidades culturais e manifestações esportivas de criação indígena por meio dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará.

No evento, além de manifestações culturais, acontecem disputas em sete modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de lança, Cabo de Guerra, Corrida de Tora, Futebol, Queda-de-braço e Triathlon Revezado.

Na edição de 2008, Os índios tapebas, de Caucaia, foram os grandes vencedores com a conquista de quatro dos treze troféus disputados, em Monsenhor Tabosa, a 306 Km de Fortaleza. Os tapebas conquistaram a vitória no Triathlon Revezado (Masculino e Feminino), Arremesso de Lança (Feminino) e Futebol (Feminino), além de três medalhas de prata e três, bronze.

Os Pitaguary de Pacatuba asseguraram o segundo lugar geral da competição com as vitórias nos Arco e Flecha (M/F) e Cabo de Guerra (M/F). Ao todo, 469 índios de oito etnias, envolvendo nove municípios, promoveram durante três dias de setembro o congraçamento entre os povos indígenas, por meio do incentivo à prática de esportes indígenas tradicionais.

INSCRIÇÕES:
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h
Local: Secretaria do Esporte do Estado – estádio Castelão
Data: 23/05 a 15/06
Mais informações: (85) 3101-4391 e 3101-4394

DOWNLOADS:

Acesse aqui: ficha de Inscrição dos Jogos dos Povos Indígenas