Hedla Lopes viaja para a mais importante prova do triathlon mundial, o Iron Man

26 de maio de 2009 - 21:29

Vice-campeã em 2006 e terceiro lugar em 2007, a triatleta cearense Hedla Lopes, 50 anos, viaja nesta quinta-feira (26) para a disputa do Iron Man, em Florianópolis (SC), neste domingo (31).

Contando com o apoio da Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), Hedla vive uma rotina de treinos puxados para a disputa da prova, que costuma durar mais de 11 horas. São 3.8km de natação, 180km de ciclismo e mais 42km de corrida.

Na disputa de uma prova tão longa, os mínimos detalhes são determinantes no resultado. “Por ser uma prova muito longa, com 11 horas, (o resultado) depende muito do seu dia, de como você vai acordar na hora da competição. É uma prova que exige muito em todos os aspectos”, conta Hedla Lopes.

A atleta compete na categoria 50-54 anos e segue com treinos puxados em diversas fases. Quando no ápice físico, chegam a durar até 10 horas diárias. “Você precisa de um preparador físico muito bom, de um ótimo massagista para curar as dores, do seu treinador sempre do lado nos treinamentos. É uma preparação muito grande”, afirma.