Cearense campeão pan-americano de Kungfu defende o Brasil no Exército

19 de maio de 2009 - 08:27

Com uma trajetória de superação e muita luta, o cearense tricampeão brasileiro e campeão pan-americano juvenil de Kungfu categoria sanchou (luta desportiva), Tiago Freitas, 19, agora alia a disciplina das artes marciais com a instrução militar. Acostumado em defender as cores do Brasil em competições mundo afora, o bolsista de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) hoje preserva as cores camufladas do Exército Brasileiro há dois meses.

Além dos treinamentos de Kungfu com o mestre Fernando Moura, o bolsista do Governo do Estado sempre desenvolveu uma série de outras atividades. “Ele sempre foi muito batalhador. Tem uma boa índole, um bom caráter. Quando completou 18 anos, eu o estimulei a entrar no Exército”, disse Fernando.

Em 2009, duas novas fases na vida de Tiago centralizam as atenções do atleta: uma nova categoria no esporte – Freitas agora é adulto, e a realidade de militar. “É mais cansativo agora, mas continuo no mesmo ritmo de treinos (…) Esse ano minha meta é conseguir uma vaga para o Brasileiro adulto e ser campeão”, garante.

Ano passado, Tiago conquistou o ouro pan-americano, sendo o único brasileiro a superar a potência do kungfu latino-americano, a Venezuela. Assim, ele foi o único brasileiro da categoria a participar do Mundial Juvenil de Kungfu Wushu, na Indonésia no final do ano passado.

Todas as conquistas são frutos de concentração e de intenso treinamento. “Peguei ele como faixa branca, quando não sabia nada. Era empolgado e briguentinho. Foi aí que comecei a treinar ele”, contou o treinador.