Sesporte e Seduc realizam Seminário de Esporte Educacional

6 de maio de 2009 - 19:04

Propostas irão subsidiar a elaboração de Plano de Ação para o Estado. Evento segue até sexta-feira (8).

As Secretarias do Esporte (Sesporte) e da Educação do Estado (Seduc) realizam de quarta-feira (6) até sexta (8) no Hotel Plaza Praia, em Fortaleza, o Seminário de Esporte Educacional que irá analisar desafios, formular projetos e ações e estabelecer as prioridades das duas pastas no desenvolvimento do esporte educacional nas escolas públicas do Estado. Ao final, todas as propostas irão subsidiar a elaboração de um Plano de Ação para o Esporte Educacional na Escola.

A abertura do Seminário de Esporte Educacional terá abertura nesta quarta-feira às 14h30mim com o secretário do Esporte Ferruccio Feitosa e o secretário-executivo da Educação Idilvan Alencar.

O esporte educacional tem como principal finalidade colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.

Durante os três dias do evento, professores de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e das demais Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) participarão dos grupos de trabalho do seminário.

Atualmente, a Sesporte e a Seduc executam conjuntamente três programas de esporte educacional no Ceará: Esporte na Escola, Olimpíadas Escolares e Segundo Tempo (em fase de implantação).

ESPORTE NA ESCOLA – O Esporte na Escola atende hoje 50 escolas estaduais – 10 na Capital e 40 no interior. Cada núcleo beneficia uma média de 100 alunos por escola nos fins de semana, totalizando no Estado 5 mil estudantes. A iniciativa promove a integração entre a escola e a comunidade por meio do esporte, desenvolvendo atividades físicas, recreativas e jogos de salão durante os fins de semana, de acordo com o horário estabelecido pela comunidade escolar.

OLIMPÍADAS ESCOLARES DO CEARÁ – Já as Olimpíadas Escolares envolve mais de 100 mil alunos de 12 a 14 anos em 10 modalidades (masculino e feminino): handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A competição é dividida em fases Municipal, Regional e Estadual. O objetivo do projeto é diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.

SEGUNDO TEMPO – O programa Segundo Tempo, em parceria com o Ministério dos Esportes, oferece atividades esportivas no contra-turno escolar, com finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção à saúde e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do Estado. Ao todo, irão funcionar, a partir do dia 15 de maio, 233 núcleos nos 184 municípios do estado do Ceará, beneficiando 46.600 crianças, jovens e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.

QUADRAS ESPORTIVAS – Além disso, o Governo do Estado irá entregar novas quadras esportivas a 77 escolas públicas estaduais até 2010 para a prática de atividades esportivas e espaço para a convivência da comunidade escolar. Ao todo, pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) serão beneficiadas com os novos equipamentos 43 escolas no interior do Ceará. O esforço representa um investimento que supera R$ 15 milhões. Pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), serão construídas 34 cobertas de quadras esportivas.

SERVIÇO
Seminário de Esporte Educacional
Local: Hotel Plaza Praia
Data: 6 a 8 de maio
Endereço: Rua Barão de Aracati, nº 94 – Praia de Iracema

PROGRAMAÇÃO

Dia 06/05/09
14:00 – Credenciamento
14:30 – Abertura – Secretários do Esporte e da Educação ou representantes
15:00 – Palestra – Prof. Suraya Darido
16:30 – Debate
17:30 – Apresentação da Agenda do Seminário – PAULO LINCOLN
17:45 – Coquetel de abertura

Dia 07/05/09
08:30 – Dinâmica de Apresentação dos participantes
09:00 – Apresentação da metodologia do Encontro – PAULO LINCONL
09:15 – Inspiração Internacional – 1ª parte
10:15 – Intervalo
10:30 – Inspiração Internacional – 2ª parte
11:15 – Inspiração Internacional – 3ª parte
12:00 – Almoço
13:30 – Apresentação de 3 programas:
•       Programa Segundo Tempo
•       Esporte na Escola
•       Olimpíadas Escolares
14:30 – O Esporte Educacional na Escola – Palestra do Prof. Fernando Marques
15:30 – Debate
16:00 – Intervalo
16:30 – Desafios e Prioridades para o Esporte Educacional – Trabalho de Grupos
18:00 – Encerramento do 2º dia

Dia 08/05/09
08:30 – Plenária para apresentação dos trabalhos dos Grupos
09:30 – Proposta Consolidada de Desafios e Prioridades – Plenária
10:30 – Intervalo
10:45 – Sugestões de Projetos e Ações – Trabalho de Grupos
12:30 – Almoço
14:00 – Dinâmica
14:30 – Plenária para apresentação dos trabalhos dos Grupos
16:00 – Intervalo
16:30 – Plenária de Encerramento
17:00 – Encerramento do Encontro

PRINCÍPIOS DO ESPORTE EDUCACIONAL

TOTALIDADE – Fortalecimento da unidade do homem (consigo, com o outro e com o mundo), considerando a emoção, a sensação, o pensamento e a intuição como elementos indissociáveis desta mesma unidade, favorecendo o desenvolvimento do processo de auto-conhecimento, auto-estima e auto-superação, visando a preservação de sua individualidade em relação às diversas outras individualidades, tendo em vista o contexto uno e diverso no qual está inserido.

CO-EDUCAÇÃO – Concepção da Educação que, como um processo unitário de integração e modificação recíproca, considerando a heterogeneidade (sexo, idade, nível sócio-econômico, condição física, etc.) dos atores sociais envolvidos e, fundamentando-se nas experiências vividas de cada um dos participantes e estruturando a atuação pedagógica apoiada na ação e reflexão, tem na relação mestre-aprendiz, como o encontro entre dois educadores, o seus alicerce.

EMANCIPAÇÃO –  Busca da independência, autonomia e liberdade do homem, fundamentando-se nos princípios da educação transpessoal, pelo qual o aprendiz “é encorajado a despertar, a se tornar autônomo, a indagar, a explorar todos os cantos e frestas da experiência consciente, a procurar o significado, a testar os limites exteriores, a verificar as  fronteiras e as profundidades do próprio eu” oportunizando assim, o desenvolvimento por intermédio da criatividade e da autenticidade, da capacidade de discernir criticamente e elaborar genuinamente as suas próprias razões de Existir.

PARTICIPAÇÃO –  Valorização do processo de interferência do homem na realidade na qual está inserido, fundamentado nos princípios de co-gestão, co-responsabilidade e integração e favorecendo seu comprometimento, como ator-construtor dessa mesma realidade, propicia o gerenciamento das questões de seu interesse, tendo em vista  o processo de organização  social decorrente do exercício de seus direitos e responsabilidades.

COOPERAÇÃO – União de esforços no exercício constante da busca do desenvolvimento de ações conjuntas para a realização de objetivos comuns, fundamentada no potencial cooperativo e no sentimento comunitário de cada um dos participantes do processo, estreitando, assim, os laços de solidariedade, parceria e confiança mútua, de forma a fortalecer as habilidades em perseverar, em compartilhar sucessos e insucessos, em compreender e aceitar o outro, como elementos constitutivos do processo de co-evolução do homem.

REGIONALISMO – Respeito, proteção e valorização das raízes e heranças culturais , como sinergias constitutivas do todo, considerando a singularidade inerente aos diversos mundos culturais, surgidos da relação intrínseca entre seus elementos, de forma a resgatar e preservar a sua identidade cultural, no processo de construção do coletivo.

Fonte: Carta Internacional da Educação Física, elaborada pela UNESCO, em 1995