Copa Fifa 2014 tem sessão especial na Câmara Municipal

24 de abril de 2009 - 15:18

Ferruccio Feitosa irá apresentar detalhes da candidatura de Fortaleza e da modernização do Castelão.

O secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa integrará, nesta sexta-feira (24), às 9h30min, no plenário Fausto Arruda, na Câmara Municipal de Fortaleza, a sessão especial sobre a candidatura de Fortaleza para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Na ocasião, o titular da Sesporte irá apresentar plano de investimentos para a Capital cearense com o evento e multimídias que tratam da modernização do estádio Castelão.

A sessão especial, discutirá o projeto cearense e como as esferas públicas do Estado e Município trabalharam para confirmar Fortaleza como uma das 12 cidades-sedes para o maior evento futebolístico.

Além do secretário do Esporte do Estado, foram convidados a participar da sessão os representantes da Secretaria de Turismo das duas esferas, da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, das secretarias de Infra-Estrutura estadual e municipal, da Federação Cearense de Futebol (FCF) e do Programa Transporte Urbano de Fortaleza (TransFor).

ANÚNCIO DAS 12 CIDADES-SEDES – Ao todo, 17 cidades brasileiras são candidatas: Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife e Natal. De acordo com o portal Globo.com, 'apesar de não ter a confirmação oficial da CBF e da Fifa, cinco cidades já estão confirmadas como sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. E outras quatro estão praticamente certas: Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador'.

O anúncio das 12 cidades-sedes irá ocorrer no próximo dia 30 de maio, durante o comitê executivo da Fifa, em Bahamas. No início de abril, a entidade máxima do futebol adiou a data da confirmação dos 12 nomes, que iria acontecer no dia 20 de março, justificando ser necessário uma melhor análise das 17 candidaturas. De acordo com a nota, 'desde o crescimento do número de cidades-sedes de 10 para 12, que só foi decidida pelo Comitê Executivo da Fifa em dezembro, e por conta da falta de necessidade de uma decisão imediata, houve a opção, em acordo com a CBF, de dar mais tempo para a análise dos relatórios sobre as cidades candidatas'.

CASTELÃO SÓ FECHA PARA AS OBRAS NO FINAL DE FEVEREIRO – Com a mudança na data do anúncio, também foi modificado o prazo inicial para as obras nos estádios das cidades-sedes confirmadas. De acordo com ofício da CBF enviado ao titular da Sesporte Ferruccio Feitosa, as obras nos estádios que irão sediar os jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 deverão ser iniciadas até 28 de fevereiro do próximo ano. Anteriormente, o prazo inicial apontava o dia 31 de janeiro. 'Recebemos a informação que nos garante termos o Campeonato Cearense 2010 no Castelão nos meses de janeiro e fevereiro', comemora Ferruccio.

Além disso, a Sesporte segue analisando a viabilidade técnica da abertura parcial do Castelão durante as obras no estádio com garantias de segurança aos torcedores e de não atraso no calendário de prazos exigidos pela Fifa. 'Estamos aguardando a resposta dos técnicos que realizaram o projeto do Castelão para a Copa do Mundo', afirma.

Sessão Especial Copa do Mundo Fifa 2014
Local: Plenário Fausto Arruda, na Câmara Municipal de Fortaleza