Ações corretivas no gramado do Castelão

11 de março de 2009 - 17:39

Após 5 dias, concluída a remoção de camadas de argila e a fixação de novas placas de gramas em 6 pontos.

Após cinco dias interruptos, foram concluídas as remoções das camadas impermeáveis de argila e as fixações de 600m de novas placas de gramas em seis áreas críticas do gramado do estádio Castelão. Como parte do processo, entram em campo até sábado (14), a aplicação de agentes químicos, os cortes no gramado e a espera natural pela fixação da nova grama para deixar o equipamento esportivo hábil para a realização da partida do Campeonato Cearense 2009 entre Ceará e Ferroviário, às 16h30min, neste domingo (15).

As ações corretivas pontuais no gramado realizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) desde a última sexta-feira (6) visam retirar o solo argiloso impermeável, principal responsável pela baixa eficiência de operação do sistema de drenagem do estádio instalada na reforma de 2002, e colocar as camadas de solo adequadas para drenagem da água.

De acordo com o laudo técnico do doutor em drenagem pela USP e professor da UFC, Raimundo Nonato Távora Costa, a baixa eficiência do sistema de drenagem do estádio instalado na reforma de 2002 existe por dois preponderantes fatores: o posicionamento dos drenos, hoje a uma distância de 11m, sendo que as normas técnias sugerem distância de 5m; e a presença de material argiloso nas camadas de areia entre a grama e os drenos, impossibilitando o escoamento natural da água.

Para o trabalho de correção definitivo no gramado do Castelão, seriam necessários 150 dias. ‘Uma paralisação inviável pela quantidade de jogos previstos para o ano de 2009. Além disso, o Castelão é o único estádio apto a receber tais jogos em Fortaleza. Queremos fazer [a reforma], temos a licitação pronta, mas não podemos realizar”, afirma Ferruccio Feitosa, secretário do Esporte do Estado.

Da última sexta até hoje (10), mais de 20 homens trabalharam na remoção das camadas inadequadas de argila, na limpeza dos drenos ligados as áreas críticas corrigidas, na inserção de camadas de areia grossa e arisco adequadas para drenagem e na fixação de novas placas de gramas. De quarta (11) até sábado (14), os agentes químicos ligados ao crescimento vegetativo e a pulverização do solo serão aplicados.

COLETIVA – Na ocasião do dia 26 de fevereiro, o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, recebeu a imprensa, detalhou todas as questões e esclareceu dúvidas ligadas ao gramado do estádio Castelão. No dia, foi exibido o laudo técnico do doutor em drenagem pela USP e professor da UFC Raimundo Nonato Távora Costa e entregue cópias completas do documento aos veículos de comunicação.