Têm início ações corretivas pontuais no gramado do Castelão

10 de março de 2009 - 17:21

Laudo técnico aponta falhas na drenagem instalada na reforma de 2002.

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) iniciou, na manhã da última sexta-feira (6), ações corretivas pontuais nas áreas críticas do gramado do estádio Castelão. A medida visa substituir o solo impermeável por material adequado para drenagem da água.

De acordo com o laudo técnico do doutor em drenagem pela USP e professor da UFC, Raimundo Nonato Távora Costa, a baixa eficiência de operação do sistema de drenagem do estádio, ligada à reforma de 2002, existe por duas principais razões: o posicionamento dos drenos, hoje a uma distância de 11m, sendo que o ideal seria de 5m; e a presença de material argiloso nas camadas de areia entre a grama e os drenos que impossibilita o escoamento de água.

Para o trabalho de correção definitivo no gramado do Castelão, “seriam necessários 150 dias. Uma paralisação inviável pela quantidade de jogos previstos para o ano de 2009. Além disso, o Castelão é o único estádio apto a receber tais jogos em Fortaleza. Queremos fazer [a reforma], temos a licitação pronta, mas não podemos realizar”, afirma Ferruccio Feitosa, secretário do Esporte do Estado.

Diante das condições, e aproveitando folga de 12 dias no calendário esportivo dos clubes cearenses no Castelão, a Sesporte realiza intervenção pontual em algumas áreas do gramado.

COLETIVA – Na última sexta-feira (26), o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, recebeu a imprensa e detalhou todas as questões e esclareceu dúvidas ligadas ao gramado do estádio Castelão.

Na ocasião, foi exibido o laudo técnico do doutor em drenagem pela USP e professor da UFC Raimundo Nonato Távora Costa e entregue cópias completas do documento aos veículos de comunicação.