Olimpíadas Universitárias – JUB”s, chegam a Fortaleza

5 de março de 2009 - 12:06

Escolhida pelo COB, Capital cearense irá sediar a 5ª edição do evento entre os dias 14 e 23 de agosto.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) selecionaram a cidade de Fortaleza (CE) para receber a quinta edição das Olimpíadas Universitárias – JUB”s do novo ciclo olímpico.O estado do Ceará, será palco do maior evento esportivo acadêmico do país. Será a primeira vez na história da competição denominada Olímpiadas Universitárias que Fortaleza será sede, pois a mesma sediou em 1995 como JUB´s. Disputada desde 2005, a quinta edição das Olimpíadas Universitárias será realizada entre os dias 14 e 23 de agosto. ‘Fortaleza está totalmente capacitada para receber qualquer evento esportivo. A cidade possui uma ótima estrutura hoteleira e disponibilizou todas as condições para oferecermos os melhores serviços para os participantes’, afirma Edgar Hubner, gerente geral de Iniciação, Fomento e Eventos do COB.

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e Secretaria do Turismo (Setur) apresentaram a candidatura de Fortaleza em outubro de 2008 ao COB. Dentre outras ações, uma comissão do COB e da CBDU esteve na Capital cearense para visitas às instalações esportivas e para análise do projeto da candidatura.

As principais metas do Governo do Estado em trazer a competição para Fortaleza é incentivar a importância das competições estudantis no Brasil, promover a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável, aquecer o turismo e a rede hoteleira, e abrir espaço para os novos talentos, fator fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento.

Esta será a terceira vez que as Olimpíadas Universitárias serão realizadas no Nordeste. Recife recebeu a edição de 2005 e Maceió a do ano passado. ‘As Olimpíadas Universitárias JUBS já foram realizadas também na região Sul e Centro-Oeste, o que dá um caráter nacional ao evento. Uma iniciativa como esta não encontra precedentes em nenhum outro país. Por isso as Olimpíadas Universitárias vêm chamando a atenção de observadores internacionais que acompanham o evento in loco’, diz Edgar Hubner. ‘A primeira edição do novo ciclo olímpico tem uma importância extra, pois pode apontar os futuros talentos que representarão o Brasil em Universíades e até em Jogos Olímpicos’, complementou.

As Olimpíadas Universitárias JUBs e as Olimpíadas Escolares fazem parte de um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro. Entre as suas principais metas estão resgatar a importância das competições estudantis no Brasil, promover a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável e abrir espaço para os novos talentos, fator fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil. Fruto de uma parceria de oito anos (dois ciclos olímpicos) entre o Comitê Olímpico Brasileiro, o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, em 2005 o evento passou a substituir os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Participam da competição os alunos regularmente matriculados e efetivamente cursando em Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação. Um mesmo aluno só pode participar de até seis edições do evento.

O evento acontece anualmente, com etapas estaduais e nacionais para atletas entre 18 e 28 anos. A última edição reuniu, em Maceió (AL), 3.400 participantes dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal. Os representantes de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) competiram em 19 instalações esportivas nas oito modalidades do programa (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez).