O esporte combate a ociosidade na madrugada do Pirambu

26 de fevereiro de 2009 - 17:10

Considerada a maior concentração urbana do Brasil e uma das maiores da América Latina, o Pirambu é um bairro circundado por estigmas. Com densidade populacional estimada em 40 mil habitantes por km², a região é considerada violenta, distante e esquecida.

Para mudar essa realidade, o Governo do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), mantem em funcionamento desde julho de 2008 um núcleo do projeto Viva+. O núcleo proporciona atividades esportivas e recreativas para jovens no período de maior ociosidade: entre às 22h e 2h. Segundo o monitor local do núcleo, Ronaldo Ferreira Pinto, destaca-se a maciça presença das mães de participantes.

Seja orientando, acompanhando ou torcendo, as mães se mostram sempre ativas, comentou um dos professores do núcleo, Manoel Nazareno. Essa presença constante se transformou em uma nova demanda e, com isso, surgiram várias atividades paralelas no próprio núcleo. “Tem muita gente que acaba aderindo. Hoje, temos entre 32 e 40 mulheres fazendo ginástica diariamente, além dos cerca de 70 jovens acompanhados”, disse Nazareno, que acrescentou que o núcleo agora busca mais atividades para a população, apresentando uma prática nova a cada mês.

“Existia muita concentração de jovens se drogando e hoje a gente consegue combater isso, com muita luta. Diminuiu o índice de roubos no horário do projeto, em especial na Avenida Leste-Oeste. Nós mesmos pesquisamos com as delegacias e comprovamos a eficácia do projeto”, completou o professor Nazareno.

SERVIÇO
Núcleo do Projeto Viva+ no bairro Pirambu
Pólo de Lazer de Pirambu
Av. Leste Oeste. Em frente à escola da Marinha.