Pela 1ª vez e em Fortaleza, Thierry Weil, da Fifa, faz pronunciamento e elogia brasileiros

8 de fevereiro de 2009 - 00:00

“Em 2014, o futebol estará de volta para sua casa”. A afirmação do diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, encerrou, em Fortaleza, a maratona de visitas às 17 capitais candidatas a subsedes da Copa do Mundo Fifa 2014.

As atividades começaram na residência oficial do governador. No local, técnicos e secretários apresentaram aos membros da Fifa o projeto para o estádio Castelão e ações referentes a aspectos de segurança, urbanização, transporte, entre outros.

Após a explanação, os técnicos da Fifa, acompanhados pelo chefe do Gabinete do Governador, secretário Ivo Gomes, sobrevoaram a cidade para conferir o Castelão e a infraestrutura da Capital. No Pinto Martins, foi a vez do representante da Infraero no Ceará detalhar informações sobre a ampliação do aeroporto internacional.

Segundo as declarações de Thierry Weil, que pela 1ª vez concedeu entrevista e justamente em Fortaleza, a visita ao País serviu para constatar a amor dos brasileiros pelo futebol. Thierry ressaltou que o relatório técnico, elaborado com a visita às 17 cidades, será encaminhado ao Comitê Organizador. A previsão é que no dia 20 de março seja divulgado na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, os nomes das 12 cidades brasileiras escolhidas para acolher os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014.

Logo no início da coletiva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez questão de anunciar que as decisões da Fifa serão exclusivamente técnicas. Para Teixeira, cada capital tem necessidades distintas, mas a Fifa está avaliando todos os segmentos de cada uma das cidades.

O governador Cid Gomes demonstrou otimismo. “Estamos esperançosos e acredito muito na nossa capacidade de receber o mundial”, afirmou. Ainda de acordo com Cid Gomes, terão que ser investidos cerca de R$ 3 bilhões em cada uma das sedes. Para o estádio Castelão serão aproximadamente R$ 400 milhões, através de uma proposta de Parceria Público Privada (PPP).

Uma das medidas que o Estado vai adotar, caso seja escolhida uma das subsedes, é convidar seleções de países europeus para a realização de treinamentos em equipamentos que serão construídos nos próximos anos no Ceará. “Já contactamos a seleção da Espanha e vamos procurar outros países para realizar aqui os treinamentos que antecedem a Copa”, anunciou.

Já o secretário Ferruccio Feitosa afirmou que, se Fortaleza for uma das capitais escolhidas, todo o esforço será feito para que em 2010 sejam assinadas as ordens de serviços para as primeiras obras.