Comitiva da FIFA começa a percorrer as 17 candidatas a sede

30 de janeiro de 2009 - 14:41

A comitiva da FIFA começa a visitar, nesta sexta-feira, as 17 cidades brasileiras candidatas a sede da Copa do Mundo FIFA 2014. A jornada, iniciada em São Paulo (SP) e concluída em Fortaleza (CE), terá nove dias de duração. As visitas encerram o relatório que será entregue ao Comitê Executivo da entidade. No dia 20 de março, a FIFA anunciará, em Zurique, na Suíça, as 12 cidades brasileiras que vão receber os jogos.

Três representantes da FIFA estão no Brasil para preparar o relatório técnico sobre as cidades. São eles: Thierry Weil (diretor de marketing), Dick Wiles (co-chairman da empresa Match) e Fulvio Danilas (gerente da FIFA e responsável pelo projeto Copa do Mundo FIFA Brasil 2014). Além dos três técnicos da FIFA, a comitiva terá a presença de representantes da CBF como o presidente de CBF, Ricardo Teixeira, Joana Havelange, Rodrigo Paiva, Mário Rosa, Carlos Geraldo Langoni, Alexandre Silveira e Carlos de La Corte (consultor de estádios).

Dos 17 estádios propostos nas candidaturas, apenas quatro seriam construídos. Os outros 13 preveem reformas em estádios que já existem, a exemplo do que ocorrerá com o Castelão.

As inspeções pelas 17 capitais brasileiras seguem um padrão. No aeroporto de cada cidade, um  representante da Infraero faz uma apresentação de até 20 minutos para explicar as condições do local e as melhorias previstas no projeto para receber a Copa do Mundo. Depois disso, a equipe técnica da FIFA faz um voo de helicóptero por 30 minutos pela cidade candidata para conhecer a infraestrutura.

Enquanto isso, os representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014 seguem de carro para o encontro com as autoridades responsáveis pelo projeto.
 
Os dois grupos se encontram novamente para uma rápida apresentação do projeto destacando a engenharia e a arquitetura e os investidores potenciais. Depois, a comitiva segue para o aeroporto.

A comitiva vai ficar cerca de três horas em cada cidade. Em Fortaleza, os trabalhos serão iniciados às 10 horas de sábado (7). Com informações do jornal O Globo.