Copa 2014: projeto será entregue nesta quarta

14 de janeiro de 2009 - 16:38

Comitê Organizador receberá vídeo em 3D do Complexo Esportivo Castelão e outros documentos.

A entrega do projeto básico de Engenharia e Arquitetura e Garantias Governamentais e Complementares da candidatura de Fortaleza à Copa do Mundo FIFA de 2014 será entregue na tarde desta quarta-feira (14) à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, pelo secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa. 'Vou ao Rio confiante, já que todo o trabalho foi realizado com muito profissionalismo. O nosso projeto é ousado', afirma Ferruccio Feitosa.

Serão encaminhados diretamente ao Comitê Organizador da Copa FIFA 2014 documentos que compõem as obrigações da cidade de Fortaleza em tornar-se uma das 12 subsedes da Copa do Mundo. São eles: Garantias da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Garantias do Governo do Estado; Documento dos Potenciais Investidores (Garantias Complementares); Projeto Básico; Relatório em atendimento ao Termo de Compromisso (aspectos técnicos) e Vídeo do Projeto do Complexo Esportivo do Novo Castelão em três dimensões (versão 3D).

Desde setembro de 2007, 30 pessoas do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza trabalham na concepção da candidatura cearense à Copa do Mundo FIFA 2014 e nas respostas aos cadernos de encargos e questionários da Abdib – Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de base, e do Comitê Organizador da FIFA e CBF. 'Para isso, o Estado se cercou dos melhores profissionais do Brasil e do mundo para concepção do nosso projeto. Entre eles, um dos maiores consultores de arenas esportivas do mundo: o técnico inglês Ian Nuttal', cita Ferruccio Feitosa. 'O Castelão, por exemplo, não deixará nada a desejar aos melhores estádios do mundo', completa.

Agora, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza aguardam entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro a visita de técnicos da FIFA à Capital cearense. 'Não sabemos a data ainda, mas serão visitadas duas cidades por dia. Já estamos com toda a equipe preparada para recebê-los', afirma Ferruccio Feitosa. Logo após, serão divulgadas no dia 15 de março as 12 cidades brasileiras que irão sediar jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.

Dentre a vasta e detalhada documentação (totalizando 45Kg), que será entregue nesta quarta (14) à CBF e FIFA, o Estado do Ceará aponta como pontos diferenciais, dentre tantos outros, da candidatura de Fortaleza em relação às cidades concorrentes alguns aspectos técnicos e logísticos como:

GEOGRÁFICO – Distância de 6h30min da Europa e da América do Norte e 4h30min do continente africano;

ECOLÓGICO – O desejo do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza é realizar a “Copa Carbono Zero”. Dentre outras ações, terá a instalação de duas turbinas eólicas para manutenção energética do Complexo Esportivo Castelão; além disso, até 2010 o Estado do Ceará se tornará auto-suficiente e exportador de energia limpa;

CLIMÁTICO – Período da realização da Copa do Mundo FIFA 2014 em julho na Capital cearense tem clima agradável e sem possibilidades de chuvas;

COMUNICAÇÃO – Confiabilidade máxima na transmissão de dados, já que Fortaleza é responsável pela distribuição de todos os cabos de fibra ótica para o restante do País; além disso, até 2010 será disponibilizada gratuitamente internet banda larga a todo o Estado com o Cinturão Digital;

ESTRUTURAIS-CASTELÃO – Área livre no raio de 2km no entorno do estádio Castelão para construção de demais suportes técnicos e operacionais; posicionamento central do estádio Castelão estando a 3,5Km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a 9Km do Centro de Fortaleza, 9,5Km da rede hoteleira da Capital e distância máxima de até 9Km dos principais hospitais de Fortaleza;

TRANSPORTE – Conclusão do Metrô de Fortaleza e fixação de VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) que ligarão Mucuripe-Castelão e Parangaba-Aeroporto-Castelão; além disso, Fortaleza registra ainda em comparação às demais capitais do País excelente fluidez de trânsito;

HOTELEIRO – Em conclusão até 2010 três grandes resorts; além disso, Fortaleza, como uma Capital litorânea, possibilita a “instalação” de hotéis flutuantes através de transatlânticos nos portos do Mucuripe e Pecém.