Super Turismo abriga hoje um dos maiores grids de largada do País

6 de janeiro de 2009 - 15:25

O ano de 2008 foi um marco para o automobilismo cearense com o nascimento do carro ST2008, em substituição aos antigos Corsas, do Campeonato Cearense de Super Turismo, no Autódromo Virgílio Távora. A pedido da Associação Cearense de Pilotos de Turismo (APT), a Próton Designe, sob a coordenação do projetista Pedro Virgínio, desenvolveu o novo carro.

A Super Turismo é uma categoria genuinamente cearense, acessível e competitiva. Os carros da Super Turismo foram criados utilizando a mecânica GM do Corsa. Com o custo bem menor, os novos carros permitem o acesso de um maior número de pilotos.

Montado em chassis tubular e carroceria de fibra de vidro, os bólidos recebem o motor disposto transversalmente. Tal motor fecha o circuito em 1min30s/média, beirando a casa dos 190km/h de velocidade máxima.

Hoje, a Super Turismo é responsável por um dos maiores grids do País com 35 carros alinhados para as corridas. Depois de alguns problemas nas primeiras etapas, natural para um carro estreante, o campeonato mostrou-se um dos mais disputados e equilibrados, a ponto de, na última etapa, seis pilotos disputarem o título da categoria principal, vencida por Geraldo Rola.