Basquete paraolímpico se desenvolve com novos equipamentos

30 de dezembro de 2008 - 15:42

Mais de 60 paratletas treinam em dois bairros de Fortaleza para formar a seleção cearense.

A prática da modalidade paraolímpica Basquete em Cadeiras de Rodas é cada vez mais intensa e os interessados se multiplicam a cada treino no Centro Social Urbano Dr. César Cals (CSU), no Planalto Pici, e no Ginásio da Guarda Municipal, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.

Com a cessão pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) de 21 cadeiras profissionais e adaptadas para a prática do basquete, o número de atletas e interessados aumentou significativamente e os treinos se tornaram cada vez mais produtivos. Cada cadeira de roda esportiva custa R$ 2,2 mil.

“Os meninos estão parecendo crianças alegres com o brinquedo novo [Risos]. O número de atendidos dobrou, pois agora temos mais cadeiras e não precisamos revezar o uso. Facilita a prática”, afirma Franklin Cunha, diretor esportivo da Associação de Deficientes Motores do Ceará (ADM-CE) e atleta da equipe de basquete paraolímpico.

Outro beneficiado é André Batista, eleito um dos 5 melhores paratletas da Copa Nordeste de Basquete em Cadeiras de Rodas, em Recife (PE). Atuando pela equipe da ADM-CE, André foi o 'comandante' do inédito 4º lugar na competição. “Quando íamos para campeonato, chegávamos a pedir cadeira emprestada aos outros times”, recorda Franklin.

O esporte, que utiliza as mesmas medições de uma quadra de basquete, conta atualmente com cerca de 60 participantes, divididos entre as duas entidades existentes. Segundo Franklin Cunha, ainda há espaço para crescer, já que uma nova associação está sendo criada. Com o surgimento de uma nova associação, mais atletas farão ingresso à modalidade e finalmente o número mínimo de entidades será alcançado para a criação de uma Federação Cearense de Basquete em Cadeiras de Rodas.

Com isso, o Estado formará a primeira seleção cearense da modalidade paraolímpica.
Outra realidade que se forma é a primeira equipe feminina no Ceará. Já são sete meninas treinando e a esperança é pela formação da 1º time feminino com pelo menos 10 atletas para viajar e competir já em março de 2009

LOCAIS, DIAS E HORÁRIOS DE TREINO:

Centro Social Urbano Dr. César Cals (CSU)
Av. Coronel Mattos Dourado, s/n, bairro João Arruda, próximo ao Conjunto Planalto Pici I
Terça, quinta e sexta-feira
Horário: 19h (iniciantes) e 22h (experientes)

Ginásio da Guarda Municipal
Rua Delmiro de Farias, 1900, bairro Rodolfo Teófilo
Horário: manhã (iniciantes) e tarde (experientes)