Cearense termina o ano como líder do ranking brasileiro do Tiro

12 de dezembro de 2008 - 13:52

A atleta cearense Thaís Moura, 17, uma das principais promessas olímpicas do Estado, encerra o ano de 2008 em 1º lugar no Ranking Brasileiro Individual Dama Júnior de Tiro Esportivo, ao conquistar no início de dezembro o título brasileiro em Pistola de Ar e Pistola Sport.

Disputando o XXXVII Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, no Centro Nacional de Tiro Esportivo (CNTE), no Rio de Janeiro, e com o patrocínio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), Thaís ganhou quatro medalhas no total. Além das duas de ouro no individual, a atiradora conseguiu duas de prata por Equipe, representando o Ceará.

Com esses resultados, somados ao vice do 15º Campeonato Sudamericano Coronel Hugo de Sá Campello Filho, realizado em Santiago, no Chile, Thaís fecha o ano como uma realidade olímpica para o esporte brasileiro, de acordo com a pontuação da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). Afinal, este ano, a atleta conseguiu atingir marcas acima de 370 pontos, de 400 possíveis, na Pistola de Ar. De tão boas, as marcas são consideradas dignas de atletas da categoria Damas, acima da categoria Damas Júnior, da qual Thaís faz parte.

Em 2009, o primeiro desafio é confirmar o favoritismo na disputa da Copa Timbó, última etapa seletiva que ocorre para Mundiais da Ásia, a ser realizado na Coréia do Sul, e da Europa, em Munique (Alemanha) e Milão (Itália).  A Copa Timbó ocorre em Santa Catarina em fevereiro de 2009.

Para tal, a tricampeã sul-americana e campeã brasileira treina três vezes por semana e também treina em casa, nas horas vagas. E graças ao desempenho e destaque no tiro esportivo, passou a receber incentivo da Bolsa Atleta, da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Este ano, também garantiu habilitação MQS – – índice mínimo de qualificação para participação em jogos olímpicos, para disputar etapas do Mundial de Tiro Esportivo. 'Estou aguardando agora a convocação para a seleção brasileira para a Copa na Alemanha', afirma Thaís Moura.