De origem humilde, destaque na natação já acumula 16 medalhas do Troféu Kako Caminha

4 de dezembro de 2008 - 15:52

Uma das promessas do Ceará nas piscinas olímpicas, Mirna Lorena Araújo, 12, encerra o ano de 2008 como campeã Norte e Nordeste de Natação nos 50m e 100m nado peito. Em seis anos de carreira, a atleta já acumula mais de 85 medalhas. Nas prateleiras, o brilho de 16 medalhas no Troféu Kako Caminha, uma das principais competições na natação do Brasil para revelações de 9 a 12 anos, garantiu passaporte para eventos nacionais no próximo ano e convite para treinar no BNB Clube.

De origem humilde, Mirna Lorena vive com uma irmã e os pais no bairro Luciano Cavalcante. Boa parte do sustento da família, que tem como chefe o pai e autônomo Paulo Araújo, advém da Bolsa Família e da Bolsa Esporte do Governo do Estado. ‘Nosso transporte é uma velha bicicleta. Não temos vergonha disso’, disse o pai. ‘A Bolsa da Secretaria [do Esporte] ajuda muito no pagamento das inscrições, da taxa, da viagem para competir…’, completou.

Apesar das dificuldades, a especialista no nado peito, que também é sucesso na escola com boas notas, já mira novos desafios. Sem faltar um treino sequer, a disciplina e a perseverança são quisitos a mais para o futuro promissor. ‘Quero chegar longe e tirar minha família desse sufoco’, relatou Mirna Lorena.

A atleta aguarda ainda a divulgação no final do ano dos contemplados à Bolsa Esporte em 2009. ‘Hoje, ela é nível II, mas com os resultados obtidos deve subir para o Nível III’. Atualmente, Mirna Lorena recebe da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) R$ 130,00 por mês durante um ano. Com o ouro no Norte/Nordeste, a expectativa é subir de habilitação e passar a ganhar R$ 260.