Ceará 2008: piloto polonês atinge a marca de 355km em Quixadá

4 de dezembro de 2008 - 15:52

No segundo dia de provas do XCeará 2008, em Quixadá, o piloto polonês Marlin Gorayski quebrou recorde pessoal e atingiu a melhor marca da temporada com 355Km em 9 horas de vôo livre. ‘Esse até agora é também o melhor vôo da temporada, atingindo altitudes de até 3.000m’, relata o coordenador técnico do evento Chico Santos. Voando em um parapente Tracer, da fábrica brasileira SOL GLiders, Marlin superou a distância de 300 Km do trio Marcelo Ferro (SP), Glauco Cavalcante (RJ) e Marquinhos Souza (CE), que pousaram em Juazeiro, do Piauí, após 6h30mim de vôo.

Com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), o XCeará, maior evento mundial de vôo livre, prossegue até sábado (29) com a participação dos 40 maiores pilotos do mundo em Quixadá. Marina Olexing, da Rússia, Marlin Gorayski, da Polônia, e Olivie Leonett, da França, são alguns que tem chances reais de recordes mundiais na modalidade “distância livre” (cross country). ‘A previsão para quinta é de bons ventos e a expectativa é grande para mais um longo vôo’, conclui.

Este ano, o evento disponibiliza estrutura composta por 10 carros de resgate equipados com GPS e rádio de comunicação, um ônibus e um avião para o resgate dos pilotos que ultrapassarem a barreira dos 400 Km. Caso algum piloto pouse em um lugar de difícil acesso, a organização do evento fornece um ‘kit de sobrevivência na caatinga’ composto por uma rede de nylon, banana seca, castanha de caju e um chapéu.

Atualmente, o recorde mundial masculino de parapente, quebrado em 2007, é de 462 Km com o início do vôo em Quixadá e término em Coelho Neto (MA) do time brasileiro composto por Frank Brow, Marcelo Prieto e Raphael Saladino. Já o recorde mundial feminino de parapente, tem vôo de 303 Km com início em Quixadá e término em Piripiri (PI) de Petra, da República Theca, quebrado em 2005.