Após cinco anos, Ceará volta a sediar Campeonato Brasileiro de Karatê nos dias 22 e 23

4 de dezembro de 2008 - 15:52

Depois de cinco anos, o Ceará volta a sediar uma competição nacional de karatê, envolvendo mais de 900 atletas de 8 estados do País no I Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo e Educacional, de sábado (22) a domingo, no Ginásio Marista, na Faculdade Católica do Ceará. 'A primeira edição acontece, justamente, em Fortaleza, graças a criação da Confederação Brasileira Esportiva e Educacional de Karatê, que abriu recentemente', relata o presidente Francisco Bezerra, da Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE).

São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Pará estão confirmados para a estréia da competição, entretanto são do Ceará os atletas que devem disputar, com freqüência, as principais posições no Kata (forma) equipe e individual e Kumitê (luta), também por equipe e individual. 'O Ceará, hoje, está entre os melhores do Brasil. No ano passado, no Brasileiro em Recife, encerramos como vice-líder geral. Com as provas em casa, veremos no que dá', afirma.

Atletas como Eduardo Bastos (juvenil), Cleomário Miranda (adulto C nas faixas marrom e preta) e Thyhelen Nojosa (infantil) são alguns dos responsáveis pelos 10 títulos do Norte/Nordeste do Estado no karatê. 'Esses são alguns com grandes chances de medalhas, em razão do desempenho em competições anteriores', diz. Nas duas vezes que Fortaleza sediou um Brasileiro de Karatê, em 1998 e 2003, o Ceará sagrou-se campeão geral.

O I Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo e Educacional tem apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e terá as provas divididas por graduação de faixa, idade (de 05 anos até acima de 50 anos) e por peso. A abertura oficial do evento acontece no sábado (22) às 8 horas, no Ginásio Marista, com o desfile dos atletas participantes. Logo após, o início da competição de Kata.