“””Lazer em Ação”” desenvolve atividades no Parque do Cocó”

1 de abril de 2009 - 12:22

Cerca de 500 pessoas são beneficiadas todos os domingos das 7h30min às 12h.

Esporte e lazer todos os domingos das 7h30min às 12h no Parque Ecológico do Cocó são os objetivos do Projeto ‘Lazer em Ação’, logo na entrada da Trilha Ecológica do Parque do Cocó, na avenida Sebastião Abreu. A iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) atende a cada semana cerca de 500 pessoas entre crianças e adultos. Durante o período de férias, o número subiu para 700.

As atividades para jovens, adultos e idosos no ‘Lazer em Ação’ são ricas em relaxamento e exercícios físicos (tai chi chuan, massoterapia e aeróbica). Já a garotada poderá aguçar toda a criatividade e a animação nos brinquedos do ‘Lazer em Ação’ com os jogos de revezamento, pintura facial, leitura de historinhas, teatro de bonecos, construção de brinquedos e demais atividades circenses.

Que tal um paredão de escalada? Ou quem sabe conferir o “High Jump” ou o “Bungee Trampolim”, brinquedos que simulam um grande iô-iô? Para dar mais segurança às atividades com os pequenos, cerca de 25 monitores treinados participam integralmente das atividades.

Toda a programação infantil do ‘Lazer em Ação’ é pensada dentro dos princípios da psicomotricidade e educação pelo movimento, que considera o ser na totalidade, integrado nos aspectos motores, intelectuais, sociais e emocionais.

O ‘Lazer em Ação’ foi iniciado em maio de 2008 e é mais uma ação do Governo do Estado envolvendo a população cearense em torno do Parque Ecológico do Cocó, que conta com anfiteatro, quadras esportivas, pista para caminhada, parques infantis e trilhas ecológicas.

PROGRAMAÇÃO LAZER EM AÇÃO
Local: Parque Ecológico do Coco

Massoterapia p/ adultos
Local: Tenda Zen

Utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e desportivas.

Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia-a-dia.

Parede de Escalada p/ adultos e crianças
Local: Avenida – ao ar livre

Estrutura de 6 metros de altura que promete muita adrenalina, com muita segurança. O muro é composto por duas vias de escalada, formada por agarras profissionais, sendo o sistema de segurança o padrão utilizado em operações de escalada e técnicas verticais.

High Jump / Bungee Trampolim p/ adultos e crianças
Local: Avenida – ao ar livre

Divertido brinquedo que simula um ioiô, onde a pessoa fica suspensa por elásticos sobre uma cama elástica, podendo fazer pulos altíssimos e até cambalhotas com toda a segurança (7m de altura; 4,4m de diâmetro, suporta pessoas até 150 kg).

Balanço Radical p/ crianças e adultos
Local: Avenida – ao ar livre

Cama Elástica p/ crianças
Local: Avenida – ao ar livre

Pacote de animação infantil
Local: Tenda do Circo do Coco

* Ginástica em forma de uma história para movimentar-se: é contada uma pequena história, na qual as pessoas participam movimentando-se conforme o que o animador conta.
* Música: cantar músicas em roda acompanhadas com movimentos simples e divertidos (Bia Bedran e Hani Awad).
* Jogos de revezamento: trabalho em equipes – corrida de equilíbrio, calças gigantes, esquis de lona, palhaços de balões, corrida da colher gigante com ovo, corrida de sacos, etc.
* Mini-Golf: várias pistas com diferentes dificuldades têm que ser percorridas com taco e bola de golf.
* Paraíso dos brinquedos (vários brinquedos e jogos de mesa reunidos): Experimentar livremente os brinquedos em tamanho gigante. Por exemplo: quebra-cabeça, pedaços de madeira para montar, brinquedos educativos, túnel, etc.
* Circo (malabarismo com bolas, perna de pau e pratos): nesta estação, as crianças e adultos vão poder experimentar e aprender a fazer truques de malabarismo e equilíbrio;
* Biladuto: passar bilas em um sistema de canalização.
* Parede de gol: uma grande “parede” com furos pouco maiores que o tamanho da bola. As crianças podem chutar a bola, tentando acertar.
* Maquiagem/Pintura facial: borboletas coloridas, leões ou palhaços engraçados, tipo tatuagem tribal e muitos outros motivos com maquiagem especial (marca Kryolan).
* Brincadeiras com o pára-quedas: efeito maravilhoso com uma espécie de ‘pára-quedas’ sendo movimentado, com diversão garantida para adultos e crianças.
* Construindo brinquedos com fantasia e criatividade: por exemplo: swing e bumerangues.

HORÁRIOS

08:30 às 11:30
Local: Tendas do Circo do Coco
Apresentação com 02 (dois) palhaços(casal) realizando durante 3h com várias brincadeiras, teatro infantil ou atividades circense, com equipamento de som e um Dj.

07:10 às 08:00 e 09:10 às 10:00
Local: Trilha Ecológica do Parque do Coco
Tai Chi Chuan p/ adultos 

08:10 às 09:00 e 10:10 às 11:00
Local: Tenda
Aula de Aeróbica

11:10 às 12:00
Local: Avenida ao ar livre
Aula de Alongamento