Ministério do Esporte orienta gestores cearenses

5 de março de 2010 - 06:29

Já estão disponíveis os recursos para a construção de 16 Praças da Juventude no Ceará

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e agilizar o processo de construção das Praças da Juventude no Estado do Ceará, o Ministério do Esporte, com apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), reuniu-se nesta quinta-feira (4) com os gestores municipais e estaduais do projeto, além de técnicos da Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelo repasse dos recursos. Já estão disponíveis os recursos para a construção de 16 praças, sendo sete no município de Fortaleza, e as demais em Crateús, Parambu, Tianguá, Coreaú, Novo Oriente, Sobral, Maracanaú, Iguatu e Juazeiro do Norte.

Durante o encontro, o consultor de relações governamentais da Praça da Juventude, Plínio Marcos Teixeira, explicou que o Ministério do Esporte oferece o projeto arquitetônico da praça e garante o suporte técnico durante toda a realização da obra. “Nós vamos disponibilizar os projetos básicos e cada município vai adaptar de acordo com a sua realidade e necessidades, mas é importante que o projeto arquitetônico seja respeitado para não descaracterizar o projeto”, orientou.

Os gestores presentes ainda tiraram dúvidas sobre documentação legal dos terrenos onde serão construídas as praças, prazos para entrega da documentação necessária à Caixa Econômica, orçamento e memorial descritivo do projeto arquitetônico.

O secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, destacou a importância das praças para a inclusão social da juventude por meio de atividades esportivas e de lazer. Segundo ele, já estão confirmadas as Praças da Juventude para os bairros Edson Queiroz (comunidade do Dendê), Itaperi (Praça Cruz Grande), Granja Portugal, Bom Sucesso, Messejana e Conjunto Polar.

O coordenador de Planejamento da Secretaria do Esporte do Estado, Nelci Gadelha, pontuou que além da juventude, a população em geral também será beneficiada com as praças. “Os equipamentos como a pistas para caminhada e salas de ginástica beneficiarão o público em geral e, além disso, os quiosques de alimentação poderão ser uma fonte de renda”, avalia.

PRAÇA DA JUVENTUDE – Cada unidade do projeto Praça da Juventude terá cerca de sete mil m² e prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infra-estrutura completa apresenta-se em módulos: pistas para salto triplo à distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena, centro de convivência da terceira idade com sala de ginástica, quiosque de alimentação, vestiários e arquibancadas, entre outros. O investimento total do projeto somente no estado do Ceará será de R$ 23.250.643,62, correspondendo a cerca de R$ 1,6 milhão para cada praça.

Com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e de emendas parlamentares, as chamadas Praças da Juventude são um projeto do Ministério do Esporte para comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas. Atividades que, além do esporte e lazer, incentivam a inclusão digital, a produção cultural e científica, constituindo-se em um espaço de convivência comunitária. Entre os anos 2008 e 2010, foram conveniadas a construção de 150 Praças da Juventude, distribuídas pelo território brasileiro.

Informações à imprensa:
Lisiane Linhares e Edna Santos