Ouvidoria Setorial

 

O que é?

– O elo entre o cidadão e o Estado.

– O direito de manifestação sobre os serviços que o Estado presta.

– A necessidade de saber o que o cidadão pensa sobre a atuação do Estado.

– Um canal de comunicação à disposição do cidadão (internos e externos).

 

Uma reclamação é a última oportunidade que um cidadão lhe dá para que você possa melhorar seus serviços.

 

Pra que serve?

– Assegurar ao cidadão-usuário, o exame de suas reivindicações.

– Buscar a melhoria da qualidade no serviço público prestado no Estado.

– Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão.

– Garantir o direito à informação, orientando o cidadão sobre como obtê-la.

 

Valorizar a importância da sua opinião. Sua missão é sugerir medidas de aprimoramento e buscar soluções para os problemas apontados.

 

Quem é o Ouvidor?

– É um servidor público que está atento às reivindicações do cidadão.

– Sempre pronto para ouvir, procura estabelecer uma parceria em prol da qualidade, eficiência e austeridade administrativa.

– Possuidor de trânsito e respeitabilidade junto às áreas que compõem o Estado.

 

Nossa responsabilidade social é baseada em atitudes e princípios éticos.

 

Como age?

– Defende direitos e interesses do cidadão.

– Recebe, avalia e encaminha as manifestações do cidadão, sempre na busca de soluções.

– Garante o direito de resposta acompanhando os pleitos até a solução final.

– Responde no menor prazo possível de forma aberta, honesta, objetiva e precisa com transparência, integridade e respeito.

– Procura desburocratizar rotinas.

– Dá andamento às demandas do cidadão, observando rigorosamente as determinações legais relativas ao sigilo, em especial de seus dados pessoais.

 

Queremos aproximar o problema da solução.

 

Como está estruturada?

A Ouvidoria no Estado do Ceará é composta por uma rede de ouvidores distribuídos pelas secretarias do Estado, coordenados pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.

 

Ouvidor setorial:

Jorge Sérgio Carneiro Redes

Telefone: (85)  3101-4409

E-mail: ouvidoria@esporte.ce.gov.br

 

Ouvidor setorial substituto:

Verônica Maria Tavares Melo

Telefone: (85)  3101-4409

E-mail: ouvidoria@esporte.ce.gov.br

 

A ouvidoria é um canal de participação e controle social responsável pela análise das manifestações relacionadas às políticas e aos serviços públicos prestados sob qualquer forma ou regime, com o objetivo de avaliar a efetividade e ao aprimoramento da gestão pública.

 

 

 

Relatório de Gestão de Ouvidoria

 

O Decreto Estadual nº. 33.485/2020 e a Lei Nacional nº. 13.460/2017 estabelecem que as Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual devem apresentam relatórios abordando um panorama geral dos resultados das suas atividades no âmbito do Sistema Estadual de Ouvidoria.

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado como órgão articulador das Ouvidorias Setorial, apresentam anualmente o relatório de gestão com a consolidação dos dados qualitativos e quantitativos, com a função de propor e ou recomendar ações para as melhorias na prestação dos serviços públicos.

 

O Relatório funciona como um medidor de qualidade das próprias setoriais que disponibilizam o serviço no Estado, uma vez que são apresentadas informações ligadas à satisfação do cidadão, tempo médio da resposta e também índice de qualidade da resposta. Abaixo o link dos Relatórios de Gestão de Ouvidoria por ano.

 

 

 

 

Relatório Semestral da Ouvidoria Setorial