Jogos Paraolímpicos do Ceará acontecem no final de junho

22 de maio de 2009 - 16:36

Começam nesta segunda-feira (25) e seguem até o dia 5 de junho o período de inscrições para a 6ª edição dos Jogos Paraolímpicos do Ceará. A competição, organizada pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) em parceria com a Associação dos Deficientes Motores do Ceará – ADM, irá ocorrer entre os dias 24 e 27 de junho, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Cerca de 400 paratletas com deficiências física, intelectual, visual e auditiva irão competir em oito modalidades esportivas (atletismo, basquete, futsal, vôlei, natação, tênis de mesa, taekwondo e xadrez). De acordo com o regulamento, a participação poderá ocorrer em mais de uma modalidade individual e uma coletiva.

Os Jogos Paraolímpicos do Ceará têm como um dos pilares articular ações para a inclusão social, contribuindo para a formação integral das pessoas com deficiência. Além disso, o evento vem concretizar as ações do Estado em fomentar a atividade paradesportiva e identificar potenciais atletas paraolímpicos.

INSCRIÇÕES:
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Secretaria do Esporte do Estado – estádio Castelão
Data: 25/05 a 05/06
Mais informações: (85) 3101-4391 e 3101-4394

DOWNLOADS:
Acesse aqui: Regulamento e Ficha de Inscrição dos Jogos Paraolímpicos

De acordo com o regulamento, fica estabelecido que:
a) As inscrições serão realizadas em formulários fornecidos pela Sesporte, devidamente preenchidos em duas vias datilografadas, ou em computador, ou em letra de forma.
b) As inscrições deverão ser entregues pelo representante da entidade, impreterivelmente até 05/06/2009 acompanhadas das Carteiras de Identidades.
c) Após o prazo de inscrição, não será permitida alteração dos dados fornecidos na ficha.
d) Cada atleta inscrito poderá participar de mais de uma modalidade individual e uma coletiva.
e) Poderão participar dos VI Jogos Paraolímpicos do Ceará as associações, clubes com atletas deficientes.
f) Cada Associação terá que expedir um documento certificando o vínculo dos atletas a referida instituição, associação e clubes esportivos.
g) No ato da inscrição o atleta deverá fornecer sua classificação e o comprovante da mesma, caso não tenha fazer uma nova classificação com o classificador ofertado pela Organização do evento. (local, data e horário à definir)
h) As pessoas com Deficiências sensoriais( Visual e Auditiva) a classificação é clínica,
i) Valerá como comprovante um atestado, avaliação da acuidade visual e/ou teste audiometrico(auditivos), ou um documento da instituição, associação do qual o atleta esta vinculado, certificando o diagnostico clinico de seus assistidos, para comprovar a sua classificação junto à comissão técnica.
j) A classificação Funcional realizada pelo Classificador nomeado pela Coordenação Técnica do evento, seguirá as normas técnicas do Comitê Paraolimpico Brasileiro-CPB.
k) Após a abertura do evento será vetado qualquer alteração e/ou uma nova classificação funcional do atleta.

PROGRAMAÇÃO:

22 DE JUNHO
Congresso técnico

24 DE JUNHO
Abertura – 18 horas
Competição – Basquete – 20 horas

25 DE JUNHO
Taekwondo – 8 às 12 horas
Atletismo – 8 às 18 horas
Xadrez – 18 às 22 horas
Tenis de Mesa – 18 às 22 horas

26 DE JUNHO
Natação – 8 às 18 horas
Futsal – 13 às 18 horas
Basquete – 18 às 22  horas

27 DE JUNHO
Futsal (Def. Visual) – 8 às 9h30min
Encerramento – 9h30min