Circuito Cearense de Surf dá largada em novo formato nacional

17 de abril de 2009 - 16:21

Com alta premiação e pontuação para o Brasil Tour, competição trará atletas do País inteiro.

Está confirmada para os dias 25 e 26 de Abril, na Praia do Futuro, em Fortaleza, a etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional 2009, que retornará ao ranking Brasil Tour este ano. As manobras estão garantidas para os 16 melhores surfistas do Estado. Entre eles, Edvan Silva, Dunga Neto, Messias Félix, Adilton Mariano e Michel Adriano.

Hoje, o Estado forma, ao lado de São Paulo e Santa Catarina, os três principais pólos do esporte no País. A somar, o Ceará dispõe de nove atletas na elite do surf nacional. Além disso, é o único estado brasileiro com dois representantes no WCT. No caso, os espetaculares Heitor Alves e Silvana Lima, atual campeã mundial de Bells Beach e bolsista de Alto Rendimento do Governo do Estado.

Com a entrada no ranking Brasil Tour, o Circuito Cearense, que tem novamente apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), dará R$ 15 mil em prêmio por etapa e somará 250 pontos no ranking nacional. 'Com o apoio do Ferruccio [Feitosa], o circuito cearense dará R$ 60 mil em prêmio e pontuará para o Brasil Tour. Com isso, surfistas do País inteiro voltarão a competir nas praias cearenses', avalia Amélio Júnior, da Federação Cearense de Surf.

Com a nova dimensão do circuito cearense, surfistas que deixaram as marés da Terra do Sol para se fixar no Rio de Janeiro e Santa Catarina deverão retornar a morar em Fortaleza. 'Com esse prêmio e pontuação, traremos nossos surfistas de volta para casa, pois agora não terão razões para morar fora', completa. A disputa já começou fora das ondas da Praia do Futuro. Atletas como Dunga Neto se deslocaram para o Peru por sete dias para treinar visando o estadual.

A expectativa por unânimes notas 10 tem endereço fixo na Jacarecanga, mais precisamente na praia do Leste-Oeste. Trata-se de Edvan Silva, 29 anos, atual bicampeão cearense e nordestino. 'Com o surf, consegui comprar minha casa e carro. Graças a Deus conquistei a vaga para elite nacional, ficando com o 17º no Brasil Tour. Em cada objetivo alcançado, o sonho nunca acaba. Agora, desejo ser campeão brasileiro', revela Edvan Silva.

O surfista revelado no Pirambu hoje é a principal promessa do Estado na atualidade e um dos 44 brazucas a disputar o SuperSurf. 'Entrei em 17º sem competir. Com a vaga garantida, o passo é permanecer na elite e ousar ser campeão', relata.

A rotina pesada de treinos é reflexo do calendário esportivo do atleta. Edvan Silva irá correr quatro circuitos só este ano: Cearense, Nordestino, Brasil Tour (classificatório para WQS) e SuperSurf (elite nacional). 'Viajo no dia 1º de maio pelo SuperSurf para em São Paulo. Depois de Sampa, desço para o Rio de Janeiro. Logo depois, será Recife pelo Nordestino', avisa.

SERVIÇO:
Barraca Marinho’s – Praia do Futuro
Inscrições nas lojas Tent Beach