Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Projeto Esporte na Minha Cidade
Qua, 28 de Março de 2012 18:20

Em uma iniciativa ousada do Governo do Estado através da Secretaria do Esporte (Sesporte), o Projeto Esporte na Minha Cidade chegará mensalmente a quatro municípios cearenses, com a presença de campeões olímpicos e mundiais unindo atividades esportivas, lazer e cursos de capacitação em mais de 15 modalidades durante dois dias de evento.

Um dos principais objetivos do “Esporte na Minha Cidade” é levar a conscientização da importância da prática esportiva para o interior do Estado. No quesito lazer e atividades esportivas, os participantes terão acesso a brinquedoteca, mini-jogos, massagens, desafios esportivos, gincanas, avaliações físicas, entre outros.

A preocupação em orientar, educar e capacitar a população também faz parte do projeto. Para isso, mini-cursos, oficinas e palestras são oferecidas para os participantes, através de capacitações ministradas por especialistas de várias áreas esportivas. Alguns dos temas abordados durante os cursos são Arbitragem, Nutrição, Saúde do Idoso, Atividades Físicas para pessoas da Terceira Idade e Deficientes e Organização Esportiva do Município.

Todos os domingos, esporte no Parque do Cocó

Esporte e lazer todos os domingos das 7h30min às 12h no Parque Ecológico do Cocó integram também as ações do Esporte na Minha Cidade, logo na entrada da Trilha Ecológica do Parque do Cocó, na avenida Sebastião Abreu.

A iniciativa atende a cada semana cerca de 500 pessoas entre crianças e adultos. Durante o período de férias, o número sobe para 700. Dentre as atividades, tai chi chuan, massoterapia, aeróbica, jogos de revezamento, pintura facial, leitura de historinhas, teatro de bonecos, construção de brinquedos e demais atividades circenses.

Que tal um paredão de escalada? Ou quem sabe conferir o 'High Jump' ou o 'Bungee Trampolim', brinquedos que simulam um grande iô-iô? Para dar mais segurança às atividades com os pequenos, cerca de 25 monitores treinados participam integralmente das atividades.

Atividades durante o evento itinerante nos bairros e interior

Lazer

Brinquedos - Surf aéreo, Cama elástica, Orbital, Pula-pula, Piscina de bolinhas e Escalada;
Mini-Jogos - Mini-vôlei, Mini-tênis e Mini-futebol (Travinha), dentre outros;
Jogos de Tabuleiro - Dominó, Dama, Xadrez e Baralho;
Entretenimento - Aulões recreativos de dança, ginástica, Artes Marciais, Alongamento, dentre outros;
Massagens - Massagens Express na cadeira, massagem relaxante e desportiva.

Atividades Esportivas

Desafios Esportivos - Embaixadinha, Penalidade no Futebol, Lance Livre no Basquete, Saque no Vôlei e Penalidade no Handebol;
Grande Gincana - Envolvendo a história da cidade visitada;
Torneios - Corridas de rua, Corridas de Orientação, Lutas, Futebol, Volei, Basquete, Handebol, Futsal, Ciclismo, Esporte aquático, dentre outros;
Apresentações - Apresentações de Dança, Ginástica, Artes Marciais, Desporto Adaptado e Capoeira;

Formação e Capacitação

Mini-Cursos - Esporte na Escola, Avaliação Física, Recreação e Lazer, dentre outros;
Clínicas - Arbitragem, Nutrição e Atividade Esportiva, Saúde do Idoso, Desporto de Alto Rendimento.
Palestras - Depoimentos de Atletas de Alto Nível, Palestras e Conferências sobre Temas Transversais Ligados à Saúde Física, Atividades Físicas para a Terceira Idade e para Deficientes, Organização Esportiva do Município, Eventos, dentre outros.
Oficinas - Oficina de Recreação e Lazer, Alongamento e Flexibilidade, Atividade Física para Idosos, Atividades Físicas para Deficientes, Primeiros Socorros, Construção de Material Alternativo do Esporte para diversas modalidades esportivas, Ginástica Laboral, Jogos Cooperativos, dentre outros.
Vídeos - Amostra de Vídeos informativos, educativos, didáticos ligados ao Esporte.

Informações à imprensa:
Manuella Viana
Assessora de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
(85) 3101-4415

 

Calendário

Setembro 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4