Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias I Semana da Felizidade: mais de mil idosos serão atendidos na Vila Olímpica de Messejana
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
I Semana da Felizidade: mais de mil idosos serão atendidos na Vila Olímpica de Messejana
Qui, 04 de Dezembro de 2008 15:52

Para incentivar o esporte e a saúde entre as pessoas da terceira idade, será realizada a I Semana da Felizidade com mais de 1.000 idosos das cinco vilas olímpicas administradas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). A melhor idade de Fortaleza terá acesso na Vila Olímpica de Messejana a oficinas, palestras, avaliações e dicas de saúde ministradas por três universidades (UFC, FIC e FGF), apresentações artísticas como Biodança, Bailes e Oficinas de Ritmos e ao II Jogos da Felizidade do Ceará. 'Esse ano, não serão apenas os Jogos [da Felizidade]. A proposta vai muito além', disse a coordenadora das Vilas Olímpicas, Maria de Fátima Garcia.

A abertura da I Semana da Felizidade será na próxima terça-feira (21), às 9h, na Vila Olímpica de Messejana, com apresentações artísticas, desfile das delegações e as presenças do secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, e da primeira-dama do Estado, Maria Célia Habib Ferreira Gomes.

A I Semana da Felizidade segue até sexta-feira (24) envolvendo idosos dos bairros Conjunto Ceará, Messejana, Castelão, Canindezinho, Genibaú e aproximidades. Diariamente, das 7h às 8h, será realizado o programa 'Felizidade na Praça' com informações e avaliações de saúde, como testes antropométricos, físicos e funcionais para diagnosticar doenças comuns à idade como artrite, diabete, doenças cardíacas e hipertensão arterial. 'Cada universidade fará a sua programação com oficinas, vivências e palestras, mas tudo estará ligado à saúde,aproveitando os cursos que têm como Medicina, Fisioterapia e outros', relara Eduardo Melo, da Vila Olímpica do Genibaú. Ainda no 'Felizidade na Praça', acontecerá a Biodança, combinando ginástica e baile; Dança do Ventre, Danças de Salão e Oficinas de Ritmos, que percorrerá os embalos dos anos 50, 60 e 70.

Diariamente a partir das 10 horas, acontecerá o II Jogos da Felizidade do Ceará. A competição envolverá cerca de 450 idosos nas seguintes modalidades: Basketpoint (basquete adaptado), Voleibol gigante (com até 12 pessoas em cada equipe), Bolabol, Tênis de Mesa, Dama, Dominó e Baralho.

A Sesporte desenvolve o projeto Felizidade nas comunidades das cinco Vilas Olímpicas há dois anos. O programa visa recuperar a auto-estima das pessoas da melhor idade, proporcionando um lazer contínuo com atividades recreativas e sócio-esportivas e culturais.

Os relatos mais comuns entre os beneficiados do projeto Felizidade nas Vilas eram: as contantes dores pelo corpo e, em boa parte, problemas decorrentes da pressão alta. Ana Maria Walraven, 69, descreve as dificuldades antigas. 'Não andava dois quarteirões sem pedir uma ajuda', lembra. À beira dos setenta, Ana Maria até arrisca novos hábitos. 'Sento com as pernas cruzadas sem problema e até corro. Quem é que faz isso com a minha idade?! Antes, vivia em depressão, chorando, reclamando... Se eu pudesse mandar todo mundo para cá, eu mandava', afirma.

 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30